A Xiaomi apresentou um pedido de patente de um smartphone com câmaras ocultas por baixo do ecrã do dispositivo. O conceito mostra-nos sensores de imagem tanto na parte frontal como na parte traseira do equipamento numa implementação cativante.
Liderada por Lei Jun, a fabricante de dispositivos móveis é uma das marcas mais inovadoras do setor, com produtos a cobrir as várias áreas de atividade humana. Atentando nos smartphones, tivemos já modelos experimentais como o Xiaomi Mi MIX Alpha que quebrou barreiras em 2019, ainda que nunca chegasse ao mercado.
Ecrã reveste a parte frontal e traseira do smartphone Xiaomi
Não obstante, a tecnológica chinesa continua a procurar novos formatos e tecnologias para diversificar o mercado de dispositivos móveis. Tal como apontam os colegas da publicação ITHome, a Xiaomi patenteou agora um smartphone cuja câmara fotográfica principal está alojada sob o ecrã, debaixo deste painel.
Em causa está uma apresentação de patente submetida ao Organismo Nacional de Propriedade Intelectual da China com um dispositivo peculiar.
Com efeito, não é todos os dias que vemos um possível smartphone com a câmara frontal e dianteira já escondidas sobre o ecrã que revestirá a quase totalidade do telefone.
Tal como podemos observar nas imagens que ilustram a peça, todas alusivas à dita patente, temos um terminal muito similar ao Mi MIX Alpha de outrora. O ecrã, reforçamos, envolve não só toda a parte frontal, como também a traseira do equipamentos.
Patente evocativa do smartphone Xiaomi Mi MIX Alpha
Face ao Xiaomi Mi MIX Alpha a principal diferença consiste na presença de uma maior barra vertical, na traseira do telemóvel, dividindo-o essencialmente em duas porções. Desse modo, temos apenas uma porção central onde não há ecrã, cobrindo este até as câmaras principais, margens laterais e respetivos botões de controlo.
Importa frisar que todas as quatro câmaras do dispositivo móvel aqui retratado estão localizadas debaixo do ecrã. Temos uma câmara frontal, com posição central, bem como três câmaras fotográficas verticalmente alinhadas, na traseira do equipamento. Todas cobertas pelo painel de ecrã visível nas patentes.
Patente foi agora submetida pela Xiaomi na China
Esta não é a primeira vez que a tecnológica chinesa lança um smartphone cujas câmaras estão alojadas sob o ecrã, note-se. Com efeito, já em 2021 com o lançamento do Xiaomi Mi MIX 4 tivemos um ecrã com a câmara frontal aí "escondida", mas nunca as câmars principais, traseiras.
Assim sendo, caso a Xiaomi passe da teoria à prática, este será o seu primeiro telemóvel com todas as câmaras alojadas sob o ecrã e painel luminoso. Para já, contudo, não temos forma de apurar as verdadeiras intenções da Xiaomi para com este conceito.
Editores 4gnews recomendam: