Xiaomi Mi MIX 3 é oficial! 10GB de RAM com ecrã deslizante de 6.4'' e 5G

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Após vários meses de especulação e várias fugas de informação eis que o novo smartphone é finalmente anunciado. Fiel a tudo que aqui foi dito na 4gnews, temos aqui o novo topo de gama Android desta que já é uma das maiores fabricantes mundiais de dispositivos móveis. Agora, está na hora de conhecer o Xiaomi Mi MIX 3.

Este é o mais recente terminal a "resolver" a questão da "notch" ou monocelha no topo do ecrã, uma tendência que começou com um dispositivo da Essential Phone.

Vê ainda: Google já tem substituta à Google Assistant para o Android na Europa

Ainda assim, foi só quando a Mi 8, inspirando-se fortemente nos topos de gama de Cupertino. Todavia, a fabricante chinesa manteve a sua linha "MIX" longe destas modas e tendências de mercado. Passemos às novidades!

Chegou o novo Xiaomi Mi MIX 3!

Esta é a linha ou gama de produtos verdadeiramente original da Xiaomi. Ao passo que as demais são orientadas para dar resposta às tendências de mercado, na linha MIX temos o verdadeiro ADN da empresa. Nesse sentido, começamos logo por avaliar o design do Xiaomi Mi MIX 3, fiel a todas as fugas de informação. Agora, temos um novo smartphone cujo ecrã preenche 93.4% de toda a área do painel frontal. Em suma, estamos cada vez mais próximos de obter um smartphone Android com ecrã verdadeiramente completo!

Em primeiro lugar, a Xiaomi conseguiu atingir este valor ao esconder a margem superior do seu novo smartphone. Para tal utiliza uma aba deslizante, uma porção que desliza para cima (ou para baixo) e na qual temos a câmara frontal dupla, bem como outros sensores.

O Xiaomi Mi MIX 3 utiliza uma aba deslizante para esconder a câmara frontal

Em suma, quando precisas da câmara terás apenas que fazer um slide para cima e ela lá estará! Quando não precisas, voltas a esconder esta aba superior e o teu smartphone ficará sem qualquer notch ou imperfeição visível.

Relativamente à aba deslizante deste smartphone Android temos aqui um mecanismo magnético. Por conseguinte temos aqui poucos componentes sujeitos ao natural desgaste que assolava por exemplo os antigos Nokia Express Music 5200, entre outros.

Em primeiro lugar, para evitar o desgaste ou falhas mecânicas a marca optou assim pelo magnetismo. Nesse sentido afirma que testou este mesmo mecanismo mais de 300 mil vezes para apurar a sua durabilidade.

Abrir a aba (deslizar) para atender uma chamada, por exemplo...

Em segundo lugar, poderás atribuir um total de 5 diferentes sons ao "abrir" ou deslizar esta aba bem como ações pré-definidas. Isto é, poderás utilizar esta aba como um atalho para executar funções pré-determinadas. Por exemplo, desde atender chamadas ou lançar uma App no Xiaomi Mi MIX 3.

Em terceiro lugar, esta solução, apesar de ter as suas virtudes também tem as suas desvantagens. Boa sorte em encontrar uma capa para este novo smartphone Android mas pelo menos já terás uma incluída na sua caixa!

O Xiaomi Mi MIX 3 é construído em vidro e metal com uma estrutura metálica de alumínio da série 7000. Em suma, será bastante robusto e não sofrerá nenhum tipo de dobra ou deformação na sua estrutura.

Já a nível de cores poderás optar por 3 tons. Em primeiro lugar temos aqui o Jade Green ou verde jade. Em segundo lugar temos o Sapphire Blue ou azul safira. Em terceiro lugar temos o tom mais escuro e discreto, o preto.

Sem esquecer a edição Forbidden City Palace Museum com 10GB de RAM

Numa clara homenagem à riquíssima cultura e história da China, a Xiaomi lançou também uma versão muito especial. Esta, dotada de 10GB de memória RAM não é apenas uma "delícia" para os técnicos mais exigentes. É também uma obra de arte merecedora do seu nome - Museu do Palácio da Cidade Proibida. Naturalmente é a versão mais cara.

A edição especial apresenta-nos um tom distinto de azul, mais escuro e requintado bem como vários outros detalhes. Com pormenores a ouro, celebrando a arte da sua nação, esta é sem dúvida a versão mais apetecível deste smartphone Android.

As características técnicas do Xiaomi Mi MIX 3

A nível de características técnicas o Xiaomi Mi MIX 3 utiliza o processador Qualcomm, tal como já era de esperar. Tratando-se de um topo de gama Android para o final de 2018 apresenta também um máximo de 256GB de armazenamento interno.

Em primeiro lugar temos 3 configurações de memória RAM - 6GB, 8GB bem como 10GB na versão de topo. Já a nível de armazenamento temos 128GB ou 256GB de memória não expansível no novo smartphone Android.

Em segundo lugar, para manter tudo a funcionar temos uma bateria bem generosa, com 3200mAh de capacidade. Temos também a tecnologia de carregamento rápido bem como o carregamento sem-fios a 10W. O melhor de tudo? Já vem com um carregador sem-fios (e com fios) incluído na sua caixa!

Fotografia e vídeo no Xiaomi Mi MIX 3

O Xiaomi Mi MIX 3 conta com uma câmara principal dupla na sua traseira. Esta é constituída por um sensor principal de 12MP com dual-pixel autofocus. Aqui bem como um sensor secundário de 12MP com zoom ótico de 2X.

Tal como não poderia deixar de ser temos aqui a inteligência artificial (IA) ao serviço do utilizador do smartphone Android. Desde o fundo desfocado para retratos e outros géneros de fotografia até à luz de estúdio bem como o reconhecimento de cenas.

A câmara frontal do novo Xiaomi Mi MIX 3 é composta por um total de 2 sensores fotográficos. Aqui temos em primeiro lugar um sensor de 24MP bem como um sensor de 2MP para auxiliar no desfoque de fundo e medição.

Mais ainda, a câmara principal promete dar-nos fotografias noturnas perfeitamente utilizáveis. Para tal, conjuga a informação das duas câmaras, "aumentando" virtualmente o tamanho dos pixéis - conjugando a informação de vários pixéis.

O que mais nos oferece este smartphone Android?

O Xiaomi Mi MIX 3 já está preparado para 2019 (ou pelo menos grande parte do ano). Por conseguinte temos aqui desde logo os 10GB de memória RAM, um novo recorde a ser estabelecido pela Xiaomi para um produto que se destina às massas.

Em segundo lugar, a marca prometeu que em 2019 lançará uma nova versão do Xiaomi Mi MIX 3 equipado com conectividade 5G. Apesar de não ter precisado um dia em concreto, a fabricante garantiu que o terminal chegará no início do ano.

Cumpre ainda mencionar o seu ecrã de 6.39 polegadas de diagonal bem como uma resolução Full-HD+. Por conseguinte temos aqui 1080 x 2340 pixéis no seu ecrã Super AMOLED com 403 pixéis por polegada.

Preços do novo smartphone Android

O novo Xiaomi Mi Mix 3 já está disponível para pré-compra na China. O seu preço começa nos 3,299 yuan. São cerca de 475 dólares ou 416 euros para a versão base com 6GB RAM / 128GB de armazenamento.

Em segundo lugar temos o modelo intermédio que custa 3,599 yuan, cerca de 518 dólares ou 453 euros. Esta é a versão com 8GB RAM e 128GB de armazenamento no novo smartphone Android.

Em terceiro lugar temos a versão com 8GB de memória RAM bem como 256GB de armazenamento interno. O seu preço é de 3,999 yuan, cerca de 575 dólares ou cerca de 503 euros.

Por último temos ainda a versão de topo, exclusiva -"Forbidden City". Esta trará os 10GB de memória RAM bem como os 256GB de armazenamento. O seu preço é de 4,999 yuan, cerca de 720 dólares ou 630 euros.

Os preços referem-se ao mercado chinês. Foi utilizada a atual taxa de câmbio.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei P30 Pro: Primeiras informações sobre o futuro smartphone

Samsung Galaxy S10: Fuga de informação refere 12GB de memória RAM

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.