Xiaomi Mi Box 4S acabou de conhecer uma inesperada rival! Nokia aposta no Android TV

Vitor Urbano
Comentar

Já foi há algum tempo que se falou na possibilidade da Nokia se aventurar no mercado das boxes Android TV, tentando fazer frente ao indiscutível domínio das Xiaomi Mi Box. No entanto, largos meses se passaram e notícias sobre a primeira box Android TV da Nokia teimaram em não aparecer.

Agora, ficámos a saber finalmente o motivo para tamanha demora. Tal como faz com outros segmentos de mercado, também no lançamento da sua primeira box, a Nokia decidiu licenciar o lançamento à StreamView GmbH, uma popular empresa austríaca. Esta nova parceria vai colocar a StreamView como responsável pela venda de TVs, TV boxes e rádios DAB+ da Nokia na Europa, Médio Oriente e África.

Nokia Android TV

Como já deves ter percebido, o seu primeiro produto será a já referida box Android TV, que chega com o nome Nokia Streaming Box 8000 e será fabricada pela SEI Robotics. Ainda sem data de lançamento oficial, tudo indica que poderá chegar aos mercados ainda antes do Natal.

O que tem a box Android TV da Nokia para fazer frente à Xiaomi Mi Box 4S

Apesar de já ter sido confirmada oficialmente, continuamos sem ter acesso a alguns dos detalhes do seu hardware, como por exemplo qual a quantidade de memória RAM disponível (provavelmente não menos de 2GB).

A Nokia Streaming Box 8000 chega com o processador de quatro núcleos Amlogic S905X3 e processador gráfico ARM Mali-G31. Vais poder contar com suporte para dual-band Wi-Fi 5, Bluetooth 4.2. No que respeita à sua conectividade, vais contar com uma grande versatilidade:

  • Entrada USB 3.0
  • USB Type-C
  • Ethernet
  • HDMI
  • Áudio ótico
  • AV

Este poderá ser um dos grandes pontos fortes da box Android TV da Nokia face à Xiaomi Mi Box 4S. O suporte para cabo USB-C, Ethernet e áudio ótico poderá ser um ponto decisivo para convencer muitos utilizadores.

Como seria de esperar, também a box da Nokia chega com suporte para reprodução de conteúdo 4K, mas não foi revelado se tem suporte para Dolby Vision/Atmos. De fábrica, vai chegar com a aplicação Amazon Prime Video e Netflix pré-instaladas.

Nokia streaming box Android Tv

Mas, tendo acesso à Google Play Store, vais poder instalar todas as tuas aplicações favoritas sem qualquer problema. Por fim, vais ainda poder contar com suporte para a Google Assistant, acessível através do comando.

Preço e disponibilidade

Ainda não foram revelados detalhe sobre quais os mercados que irão receber a box Android TV nesta primeira fase, mas existe uma grande possibilidade de Portugal estar integrado nessa lista inicial. Quanto ao seu preço, vai custar €100, colocando-se num patamar superior à Xiaomi Mi Box 4S.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.