Xiaomi Mi AI Speaker - Este é o novo Google Home da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Hoje é um grande dia para todos os fãs e utilizadores da marca chinesa Xiaomi. Após ter anunciado a sua nova Yeelight.

Este é o novo Mi AI Speaker da Xiaomi

Sim, é um altifalante inteligente da Xiaomi. O seu preço é muito competitivo e a sua apresentação coincidiu com o anúncio da sua assistente virtual integrada na nova MIUI 9. Vamos conhecer as suas funcionalidades.

A venda de smartphones é sem dúvida o ponto forte desta construtora mas ela não se fica por aí. Desde máquinas de cozinhar arroz até esfregonas inteligentes, a Xiaomi faz um pouco de tudo. Este novo gadget é prova disso mesmo.

Com a Mi AI Speaker poderás controlar quase todos os acessórios inteligente sem tua casa. Principalmente se forem da própria Xiaomi. Desde a porta da garagem, o termostato, as luzes, e vários outros.

Xiaomi Mi AI Speaker junta-se ao Google Home e Apple HomePod

É um conceito que tem crescido de mãos dadas com a IOT (internet of things) em que os nossos acessórios comuns estão todos eles ligados ao wi-fi dos nossos lares.

Pensem como será cómodo ligar ou desligar as luzes, definir a sua cor e intensidade. Ou controlar a lista de reprodução da TV. Tudo isto sem ter que sair do sofá ou poltrona. Tudo isto apenas com a tua voz.

Mais ainda, tal como o concorrente Google Home, o novo Mi AI Speaker da Xiaomi será capaz de te dar, em voz alta, as informações relevantes a cada momento. Desde as notificações presentes no teu smartphone até às notícias da atualidade.

De momento ainda não sabemos muitos pormenores sobre a quantidade, tipo e qualidade de conteúdos disponíveis e acessíveis pela inteligência artificial do Mi AI Speaker mas espera-se que seja algo muito semelhante ao sistema do GoogleSpotify, algo que o Google Home já oferece.

App's, preços e idiomas do Xiaomi Mi Ai Speaker

De momento, a aplicação do Mi AI Speaker está a ser disponibilizada a todos os desenvolvedores de software que queiram melhorar este novo gadget.

Estando o SDK (Software development kit ou kit de desenvolvimento de software) público, quem quiser que as suas Apps funcionem em sincronia com este Mi AI Speaker poderá já começar a trabalhar para que tal aconteça.

Aliás, o gadget já conta com uma aplicação gratuita que poderás descarregar para o teu smartphone. De momento ainda não está disponível na PlayStore da Google.

Por menos de 50 é quase uma barbaridade ser tão barato. A sua concorrência, note-se o Google Home custa aproximadamente €130 euros e o Apple HomePod assim que chegar ao mercado, em dezembro, custará $349 dólares.

A grande desvantagem deste Xiaomi Mi Ai Speaker, como tantos outros da marca, é o facto de estar configurado apenas para o mercado chinês. Esperemos que seja traduzido para outros idiomas em breve.

Espera-se que este novo altifalante inteligente comece a ser comercializado a partir do mês de agosto. A sua chegada a outros mercados que não o chinês permanece uma incógnita.

Qual a tua opinião sobre este novo Xiaomi Mi Ai Speaker? Poderá apresentar-se como uma alternativa viável ao Google Home? É sem dúvida mais barato mas será que é mesmo necessário no nosso dia-a-dia? Deixa-nos a tua opinião aqui, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Motorola – Estes serão os primeiros Moto a receber o Android O

Este é o TOP 5 smartphones até 300€ (julho 2017)

Wareztuga está mesmo de volta!? Mais ou menos…

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.