Xiaomi Mi 9 começa a receber o Android Q, mas ainda não é para todos

Filipe Alves
Comentar

Quando a Google anunciou o Android Q, foi referido que a Xiaomi seria uma das marcas que se anteciparia ao lançamento dos sistema nos seus equipamentos. Pois bem, o Xiaomi Mi 9 é o primeiro a receber tal atualização, porém, só para alguns utilizadores.

A nova versão do Android Q 10.0 é destinada apenas aos utilizadores Beta na China. Ou seja, se tens o Xiaomi Mi 9 com a ROM Global (que é provável) ainda não terás acesso a esta atualização.

Xiaomi Mi 9 Android Q

ROM Global do Xiaomi Mi 9 deverá ser a próxima a ter o Android Q

Escusado será dizer que a ROM Global deverá ser a próxima a ter a atualização. Primeiramente temos o lançamento do sistema para os utilizadores com a ROM chinesa e só depois para todo o mundo. Muito devido às traduções exigidas no software e aplicações da Google.

Android Q no Xiaomi Mi 9
Android Q no Xiaomi Mi 9

Assim sendo, se tens um Xiaomi Mi 9 poderás instalar o novo Android Q no teu equipamento seguindo os passos mostrados no fórum oficial da Xiaomi.

O novo sistema não traz muito de novo. O Dark Mode já está implementado na MIUI 10 por isso não é uma novidade. Temos ainda uma ligeira mudança na apresentação da pesquisa na parte inferior do smartphone. Na ROM chinesa é da assistente da Xiaomi mas na ROM Global pode muito bem ser uma pesquisa Google.

As mudanças mais importantes são sobre as autorizações. Com o Android Q o utilizador terá mais conhecimento que aplicações é que pedem para aceder ao microfone, câmara ou até GPS e podem desativar essa autorização de uma forma mais simples.

Toma apenas em atenção que a ROM está longe de estar perfeita e não é aconselhável a utilizar a nova versão num smartphone do quotidiano. De referir ainda que esta versão do Android Q é destinada à China. Assim que instalas a nova versão no teu smartphone ficarás sem as aplicações Google.

Ou seja, a nova versão do Android Q para o Xiaomi Mi 9 só deve ser instalada por curiosidade e nunca num smartphone que precisas para o teu dia-a-dia.

Próximos smartphones Xiaomi a receber o Android Q

  • Mi 9 SE
  • Mi 8
  • Mi 8 Explorer Edition
  • Mi MIX 2S
  • Mi MIX 3
  • Redmi K20
  • Redmi K20 Pro
  • Redmi Note 7 (2020)
  • Redmi Note 7 Pro (2020)

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.