Xiaomi apresenta a MIUI 10, Mi Band 3 e os novos Xiaomi Mi 8 e Mi 8 SE

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

A 4.ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis acaba de apresentar os seus novos produtos para 2018. Para além de ficarmos a conhecer a nova versão da interface MIUI 10, ficamos também a conhecer a Xiaomi Mi Band 3. Contudo, as estrelas do evento foram os novos smartphones Android, os Xiaomi Mi 8 (com o Explorer Edition) e Xiaomi Mi 8 SE (Special Edition).

A fabricante Android subiu ao palco na capital tecnológica da China, a cidade de Shenzen. Aí, o evento arrancaria com o CEO, Lei Jun que citaria o crescimento incrível da empresa nos últimos 8 anos. Focar-se-ia também no mercado indiano, o 2.º maior mercado mundial.

Aí (Índia), a Xiaomi já ultrapassou a Samsung (maior fabricante mundial) segundo os dados de várias agência de análise de mercado como a IDC. A plateia explodiu quando Lei Jun referiu o crescimento de 999% na Europa durante o 1º trimestre de 2018.

O evento começou com a apresentação de várias das novas características e funcionalidades da MIUI 10. Aclamada pela marca como "a melhor experiência de ecrã inteiro", tirará mais partido do menu multi-tarefa. Mais ainda, na MIUI 10 teremos uma forte ênfase e adaptação para os smartphones altos, dispositivos com o formato 18:9.

O evento arrancou com um vislumbre da MIUI 10

Ainda a ser desenvolvida, para já tivemos apenas um vislumbre da MIUI 10. As novidades centraram-se no menu de multi-tarefa que te permitirá pressionar uma aplicação, manter a pressão e ver as opções disponíveis. Isto é, ao pressionar e manter a pressão numa app no menu multi-tarefa terás agora novas opções ao teu dispor.

Aqui, mais uma vez, a premissa da MIUI 10 passa por aproveitar ao máximo o aspecto alto que tem pautado os smartphones atuais. Mais ainda, na MIUI 10 terás um forte foco no Modo Retrato para a câmara fotográfica. Aqui, até mesmo os smartphones com uma só câmara na traseira poderão capturar retratos com o efeito bokeh, algo à semelhança dos Google Pixel.

MIUI 10 ainda está a ser desenvolvida, foca-se na IA

Aqui muito à semelhança da Huawei, a Xiaomi focou-se na inteligência artificial, a IA como motor de desenvolvimento para a sua MIUI 10. Será através desta IA que a sua MIUI 10 operará várias melhorias no departamento fotográfico dos smartphones que a utilizem.

Mais ainda, para otimizar a performance de todo o smartphone, a MIUI 10, aqui à semelhança da EMUI 8, saberá o teu próximo passo. Isto é, estudará os hábitos do utilizador, dando prioridade a certos processos em detrimento de outros. Em suma, terás uma alocação inteligente de recursos com a MIUI 10.

Por último, na MIUI 10 teremos um novo Modo de Condução que permitirá ao utilizador controlar o smartphone com comandos de voz. Aqui para evitar distrações enquanto estás a conduzir.

Chegou o novo Xiaomi Mi 8!

A grande estrela deste evento não foi a MIUI 10 ou a Mi Band 3 mas sim o novo smartphone Xiaomi Mi 8. Chegou para coroar o crescimento impressionante da empresa, provando que já não é apenas mais uma marca chinesa que pode ser ignorada pelas demais concorrentes.

Com efeito, o novo Xiaomi Mi 8 está dotado de sérios argumentos para se afirmar como um dos melhores topos de gama Android de 2018. Temos aqui um ecrã com a "notch", tal como os Apple.

Reconhecimento facial agora com IR - Face ID

Para quem não gostar do aspecto assimétrico da "notch" teremos a possibilidade de a esconder através de um recurso da MIUI. Todavia, esta "notch" tem fundamentos para existir uma vez que alberga mais do que a câmara e o auscultador do Xiaomi Mi 8.

Trata-se de um novo sistema de autenticação e desbloqueio do smartphone. Aqui, para além da câmara frontal de 20MP, do sensor de proximidade e auscultador temos mais sensores. Trata-se de um iluminador por infra-vermelhos e uma câmara que capta essa mesma informação.

A Xiaomi optou por não fazer aqui comparações com o sistema Face ID da Apple, nem mesmo face ao scan de íris. Ainda assim, uma vez que emprega um novo sensor IR, esperamos que a segurança do sistema seja superior às soluções atuais, facilmente ludibriáveis com uma foto do utilizador registado.

A marca não se coíbem em utilizar a terminologia Face ID para descrever o seu sistema de reconhecimento facial 3D. Refere ainda o mapeamento do rosto do utilizador com mais de 33000 pontos de reconhecimento.

Note-se que o reconhecimento facial 3D apenas está presente no Xiaomi Mi 8 Explorer Edition (referido infra). A versão standard conta com um reconhecimento facial auxiliado por infra-vermelhos, não sendo a mesma tecnologia presente no modelo premium.

O seu processador é o Snapdragon 845 da Qualcomm

A performance de topo, com uma pontuação superior a 300 mil pontos na AnTuTu, é garantida pelo processador / plataforma móvel Snapdragon 845 da Qualcomm. Trata-se de um SoC (system on chip) com um total de 8 núcleos de processamento, portanto octa-core divididos em dois clusters (grupos).

O primeiro é dedicado à velocidade com 4 núcleos Kryo 385 com frequências máximas a 2.7GHz. O segundo é dedicado à poupança de energia com 4 núcleos Kryo 385 Silver com frequências de processamento a 1.7GHz.

Podem consultar aqui os benchmarks deste processador construído segundo o processo de 10nm. Apresenta também a gráfica Adreno 630 e o NPU Hexagon 685 DSP dedicado à Inteligência Artificial.

O Xiaomi Mi 8 e Xiaomi Mi 8 Explorer Edition possuem ume câmara dupla de 12MP + 12MP na sua traseira. Ambos contam também com uma câmara frontal de 20MP, todas elas imbuídas de IA (inteligência artificial).

Supera o iPhone X da Apple na DxOMark - 99 pontos

O seu alinhamento de câmaras tem uma abertura focal de f/1.8 na primeira câmara e de f/2.4 na segunda câmara, com zoom ótico. Temos também estabilização ótica da imagem (OIS) com 4 eixos de estabilização. A DxOMark atribuiu-lhe uma excelente pontuação, superando o iPhone X e o Xiaomi Mi MIX 2S.

Mais ainda, no Xiaomi Mi 8 e Xiaomi Mi 8 Explorer Edition temos um ecrã de 6.21 polegadas, tecnologia (ecrã) AMOLED. Possui uma resolução Full-HD+, portanto 2,248 x 1,080 pixéis. Em ambos os casos é protegido pelo vidro Gorilla Glass da Corning.

Os novos smartphones possuem uma bateria de 3400mAh com a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 4.0 da Qualcomm. Temos aqui todas as características de um verdadeiro topo de gama.

O Xiaomi Mi 8 está equipado com um sistema de recepção de GPS duplo. Na prática teremos aqui uma precisão de 30 centímetros face aos 5 metros anteriores. Algo que já aqui demos a conhecer, ontem.

Preços do Xiaomi Mi 8

A nível de preços, para o mercado chinês, os valores começam nos 2699 yuan ou cerca de 421 dólares ou 363 euros. Valor para a versão com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Caso precises de uma versão com mais memória interna teremos a versão com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. Custa 2999 yuan, cerca de 468 dólares ou 403 euros.

Temos também uma terceira versão com 6GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno. Custa um total de 3299 yuan, cerca de 515 dólares ou 443 euros.

Xiaomi Mi 8 Explorer Edition - o topo de gama transparente

Caso queiras o topo de gama transparente, equipado com o leitor de impressões digitais / sensor biométrico no ecrã então temos a solução. Este é o smartphone premium e o mais apetecível dos novos Mi 8. Reúne em si todas as tecnologias mais cativantes do momento.

Com uma traseira em vidro translúcido. Com o leitor de impressões digitais no ecrã. Com todas as especificações da versão standard, destaca-se pelo acabamento translúcido e pela presença do leitor de impressões digitais no ecrã.

Leitor de impressões digitais no ecrã do Xiaomi Mi 8 Explorer Edition

A nível de preços, o Xiaomi Mi 8 Explorer Edition custa 3699 yuan, cerca de 577 dólares ou 497 euros. Preço para a versão com 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno.

Trata-te do "top-notch", a versão mais premium e sem dúvida vistosa com a sua traseira transparente. Destacas-se ainda por ser o primeiro smartphone da marca a integrar o leitor de impressões digitais embutido no seu ecrã. Em seguida podemos ver os destaques de ambos os novos Xiaomi Mi 8.

Xiaomi Mi 8 SE (Special Edition) - chegou o Snapdragon 710

Depois dos rumores, as confirmações. Para além dos Xiaomi Mi 8 e Xiaomi Mi 8 Explorer Edition, temos um novo Xiaomi Mi 8 SE (Special Edition). Esta edição especial é consideravelmente mais económica e destaca-se pela presença do processador Snapdragon 710 da Qualcomm.

A fabricante de processadores anunciou a sua nova série 700, aliando performance a economia. Agora, temos o primeiro smartphone com este Snapdragon 710 a chegar ao mercado nas próximas semanas.

O que muda no Xiaomi Mi 8 SE (Special Edition)?

A principal diferença assenta no processador utilizado neste smartphone Android. Em vez do Snapdragon 845, temos aqui o supra-citado Snapdragon 710 que aposta na inteligência artificial e tem uma frequência máxima de processamento a 2.2Ghz. Possui um total de 8 núcleos de processamento com uma configuração (2+6).

Este SoC traz várias tecnologias de ponta a um segmento mais alto do que a gama média e não tão caro como os topos de gama. Temos também a nova gráfica Adreno 616 para lidar com as tarefas graficamente exigentes.

Com 2 núcleos a 2.2Ghz e 6 núcleos a 1.7Ghz, o novo Snapdragon 710 já mostrou aqui a sua performance na GeekBench. Mais ainda, a nível de configurações técnicas temos mais diferenças entre os smartphones.

Em primero lugar (além do SoC), temos um ecrã mais compacto, aqui com um total de 5.8 polegadas de diagonal. Trata-se igualmente de um display AMOLED com uma resolução Full-HD+, portanto 2,244 x 1,080 pixéis. Utiliza o formato / padrão 18.7:9.

Temos também uma câmara de 20MP para todas as tuas selfies e uma bateria de 3120mAh de capacidade. Também ela com o carregamento rápido Quick Charge 4.0 da Qualcomm. Temos também

Preços do Xiaomi Mi 8 SE

Os preços do Xiaomi Mi 8 SE começam nos 1799 yuan, o equivalente a 281 dólares ou 242 euros. Valor para a versão com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno.

Temos também uma versão com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. O seu preço é de 1999 yuan, o equivalente a 312 dólares ou cerca de 268 euros. Valores à atual taxa de conversão.

Chegou a nova Xiaomi Mi Band 3!

O último grande anúncio foi a nova Mi Band 3 e começamos logo por indicar o seu preço, mantendo-se competitivo nos 169 yuan. Temos aqui cerca de 26 dólares ou 23 euros pela nova Mi Band 3. Os preços subiram um pouco mas temos aqui novos trunfos nesta Mi Band 3.

Preço da Mi Band 3 é de 26 dólares ou 23 euros

Com um ecrã OLED, arredondado, de 0.78 polegadas de diagonal (128 x 80), temos também uma autonomia para 20 dias. Esta é conseguida graças à nova bateria, agora com 110mAh face aos 70mAh de capacidade na versão anterior.

Temos também a resistência à água até 50 metros de profundidade (pressão de 5ATM). Temos ainda a certificação IP67 na Mi Band 3, aumentando assim a sua durabilidade e resistência aos elementos.

Sobre a Mi Band 2, a Mi Band 3 traz um ecrã com mais resolução, uma bateria com mais autonomia e mais capacidade. Traz também a certificação IP 67. Temos também novas cores para as suas pulseiras em Rosa, Azul e Preto para a Mi Band 3.

A fabricante chinesa aproveitou também para apresentar novos modelos das suas Xiaomi Smart TV's, sendo já a 10ª maior fabricante de televisores no mundo. De igual forma, ficamos também a conhecer novos gadgets para a realidade virtual.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.