Xiaomi Mi 6X vs Xiaomi Redmi Note 5 Pro - a 'virtude' está no Mi 6X

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

É a 5ª maior fabricante mundial de smartphones e a 4ª maior fabricante no maior mercado mundial de dispositivos móveis, a Lei Jun, atual CEO. Agora, temos dois dispositivos frente a frente, o Xiaomi Mi 6X e o Xiaomi Redmi Note 5 Pro.

A marca tem cativado a atenção de muitos consumidores e entusiastas de tecnologia, sobretudo desde que entrou oficialmente em Portugal no passado mês de abril. Agora, vemos uma multitude de canais e publicações a falarem da Xiaomi, uma autêntica verborreia que pode induzir o leitor em erro.

Vê ainda: d

Desfazendo já o efeito "bait", o novo Xiaomi Mi 6X acaba por ser o investimento mais promissor a longo prazo. Ora, tudo se deve ao seu processador, o Qualcomm. Sobre este SoC poderás encontrar aqui todas as informações sobre o mesmo.

Olhando apra para os novos terminais da marca, é normal que a Xiaomi comece a gerar uma imensa procura por parte dos consumidores. Sobretudo com o lançamento deste novo terminal de gama média, sentimos um pico de atenção dedicada ao terminal que conjuga em si preço, qualidade e características.

O Xiaomi Mi 6X é ligeiramente superior ao Xiaomi Redmi Note 5 Pro

Na prática ficamos Android One.

Apesar de não existir uma opção melhor do que a outro (dependerá sempre do teu orçamento). Podemos sim, dizer-te qual será o melhor investimento a longo prazo com base nas características de cada um destes terminais. É isso mesmo que faremos no decurso das próximas linhas.

Xiaomi Mi 6X vs Xiaomi Redmi Note 5 Pro - o Design

Este é um quesito puramente subjectivo e caberá apenas ao leitor julgar qual é o smartphone mais belo. Mais elegante e mais atraente. Dependerá sempre e apenas do teu gosto. Ainda assim, sendo aqui obrigado a declarar a minha opinião para não ludibriar o leitor, considero que ambos são bastante elegantes.

Afirmar que estes smartphones são parecidos é em si um eufemismo. Não fossem os papéis de parede (wallpapers) seria muito difícil discernir um do outro. Ambos os smartphones apresentam um look relativamente premium, parecendo custar mais do que na realidade custam. [Esta última frase pode aplicar-se a praticamente todos os smartphones da marca].

Ambos são construídos em metal - alumínio

A nível de design, a diferença mais evidente são as linhas / bandas para as antenas, algo notórias no Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Já por outro lado são perfeitamente discretas no Xiaomi Mi 6X.

Podemos também apontar a traseira ligeiramente curva em todo o Xiaomi Mi 6X, sendo também um pouco mais fino e mais leve. Olhando para as suas dimensões temos 158.6 x 75.4 x 8.1 mm (altura x largura x espessura) no Xiaomi Redmi Note 5 Pro. Já no Mi 6X temos 158.7 x 75.4 x 7.3 mm. Na prática, uma diferença já considerável na espessura.

A nível de peso temos 181 gramas no Note 5 Pro vs 168 gramas no Mi 6X. Este último está disponível em mais um tom de cor, neste caso o Vermelho. Já por outro lado o Redmi Note 5 Pro conta com a saída para auscultadores, a porta áudio jack de 3.5mm. Está ausente do Mi 6X apesar de este apresentar altifalantes duplos.

Xiaomi Mi 6X vs Redmi Note 5 Pro - Especificações

A 'janela' de qualquer smartphone é o seu ecrã e neste aspecto ambos os terminais utilizam exatamente o mesmo hardware. Com efeito, temos em ambos um ecrã de 5.99 polegadas de diagonal com o formato / proporção 18:9.

Utilizam um display IPS LCD com resolução Full-HD+, portanto 1080 x 2160 pixéis, protegido pelo vidro Gorilla Glass da Corning. Há apenas uma diferença, a taxa de contraste nos ecrãs. Aqui o Mi 6X apresenta um valor superior de 1500:1, face ao valor 1000:1 apresentado pelo Redmi Note 5 Pro.

Xiaomi Mi 6X vs Redmi Note 5 Pro - Armazenamento, Memória e Processador

É exatamente aqui que o Xiaomi Mi 6X torna evidente a sua superioridade face ao Xiaomi Redmi Note 5 Pro. No primeiro temos o SD660) temos 8 núcleos de processamento (octa-core) divididos em 2 grupos (clusters) de 4 núcleos. O primeiro, para desempenho, tem 4 núcleos Kryo 260 com frequências máximas de 2.2Ghz. O segundo grupo, para poupança energética conta com 4 núcleos Kryo 260 a 1.8Ghz.

Snapdragon 660 é claramente superior ao Snapdragon 636

No segundo SoC (SD636) temos 8 núcleos de processamento (octa-core) sem qualquer divisão entre núcleos de alta performance e poupança energética. É composto por 8 núcleos Kryo 260 com frequências máximas de processamento a 1.8Ghz.

A superioridade do Xiaomi Mi 6X é ainda reforçada pelo 'motor' gráfico que compõe o seu processador. Com efeito, temos aqui a Adreno 512 no primeiro smartphone e a Adreno 509 no segundo, o Xiaomi Redmi Note 5 Pro.

Olhando agora para a memória RAM em ambos os terminais teremos 4GB ou 6GB à escolha do consumidor. Relativamente ao armazenamento interno temos aqui um máximo de 128GB no Xiaomi Mi 6X ao passo que no Redmi Note 5 Pro este valor é de 64GB.

Já por outro lado, no Note 5 Pro poderás expandir este valor com um cartão de memória microSD até 256GB. Ambos possuem uma variante / versão base com 64GB de memória interna, não expansível no caso do Mi 6X.

Diferenças que se sentem também nas câmaras

O setor fotográfico é o ponto forte (um dos) Xiaomi Redmi Note 5 Pro com um sensor duplo na sua traseira. Conta com 12MP (f/2.2 e pixéis a 1.25µm) + 5MP (f/2.0 e pixéis a 1.12µm). Já na sua parte frontal temos uma câmara de 20MP (f/2.2, e pixéis a 1µm). Ainda assim, o seu novo "irmão" conta com um hardware mais promissor neste quesito.

Na traseira do Xiaomi Mi 6X temos também um sensor duplo com alinhamento vertical. A câmara principal é composta por um sensor Sony IMX486 com um tamanho de pixéis de 1.25μm. Apresenta uma resolução de 12MP e uma abertura focal de f/1.75.

O sensor secundário é um Sony IMX376 com um tamanho de pixéis de 2.0µm e uma resolução de 20MP com uma abertura focal de f/1.75. Este segundo sensor é capaz de fazer um zoom ótico de 2X (duas vezes).

Na parte frontal do Xiaomi Mi 6X temos uma câmara com um tamanho de pixéis de 2.0µm e uma resolução de 20MP com uma abertura focal de f/1.75, sensor Sony IMX376. Conta com vários modos e Inteligência Artificial dedicada para melhorar as tuas selfies e fotografias com o smartphone.

Bateria e autonomia

Relativamente à autonomia, apenas um teste de utilização real poderá desfazer as dúvidas e declarar um vencedor. Todavia, existem pontos a ser tidos em conta como o hardware de cada um. Ora, no Xiaomi Mi 6X temos uma célula com 3010mAh de capacidade.

Já por outro lado, no Xiaomi Redmi Note 5 Pro temos uma célula de 4000mAh. É legítimo esperar uma melhor autonomia do Note 5 Pro, todavia o Mi 6X possui um processador mais eficiente e isso terá o seu impacto na autonomia.

Ambos os terminais possuem a tecnologia de carregamento rápido. Contudo, no Note 5 Pro temos a versão Quick Charge 2.0 ao passo que no Mi 6X temos a Quick Charge 3.0.

Software - MIUI 9.5 baseada no Android Oreo

No quesito do software ambos os terminais estão em pé de igualdade. Ambos se baseiam no sistema operativo Android Oreo, a 8ª versão do MIUI 9.5 do Redmi Note 5 Pro já se baseia na mesma versão.

Podemos também referir que o Xiaomi Mi 6X possui um novo motor de Inteligência Artificial (IA). Sentirás a sua presença na câmara fotográfica e poderão também fazer traduções em tempo real. Sendo capazes de identificar os idiomas alemão, inglês, francês, japonês, indiano e coreano.

Quando custam?

Nenhum dos dispositivos está oficialmente disponível em Portugal. Todavia, ambos estarão disponíveis através das plataformas online / revendedoras. Regra geral o seu preço não chega aos 300 euros / dólares.

Aqui, apesar de ser um pouco mais caro a nossa recomendação recairia no Xiaomi Mi 6X, um investimento que com o tempo se revelará acertado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Tasks chegou por fim ao Android e iOS da Apple

Plus – 2 opções igualmente válidas em Portugal?

Snapdragon 660- os 3 melhores smartphones com este chip da Qualcomm

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.