Xiaomi Mi 6X. Android Oreo 8.1, câmara dupla e 4GB de memória RAM

Rui Bacelar
Xiaomi Mi A2 Android Oreo Xiaomi Mi 6X
Conceito do possível smartphone Mi 6X Imagem: ©Tech Configurations

Esperava-se que fosse apresentado já no último evento da fabricante chinesa em 27 de março de 2018. Data em que ficaríamos a conhecer o novo topo de gama Mi MIX 2S, um novo portátil Gaming e até mesmo uma nova coluna inteligente da fabricante. Todavia, o Xiaomi Mi 6X continua a iludir os fãs da marca. Agora, ficamos a saber que chegará com Android Oreo 8.1 e a MIUI 9.5 da própria marca.

Esta será, para todos os efeitos, a versão chinesa do smartphone conhecido nos mercados internacionais por Mi A2. Este último também chegará com o sistema operativo Android Oreo 8.1 da Google, desta vez sem qualquer MIUI a revestir o sistema. Será lançado ao abrigo da plataforma Android One, da Google.

Vê ainda: OnePlus 6. Smartphone Android confirma agora o seu design e o seu preço

Em primeiro lugar cumpre salientar que o seu antecessor, o Mi A1 / Mi 5X foi apresentado oficialmente em setembro de 2017. Agora, cerca de 6 meses depois da sua apresentação torna-se evidente que a marca está a trabalhar no seu sucessor, o Xiaomi Mi 6X e o Mi A2 para diferentes públicos-alvo.

De um lado teremos a MIUI, a interface nativa / própria da Xiaomi. Do outro lado teremos o mais cru e puro aspecto e estado do Android. Será o Android Oreo 8.1, disponibilizado em dezembro último e que ainda hoje é uma visão muito rara no mercado dos smartphones e dispositivos móveis.

Xiaomi Mi 6X, a variante chinesa do Mi A2

Já no passado veríamos o Xiaomi Mi 6X, que será a variante chinesa do Mi A2 a aparecer na Internet, todavia, só agora é que são conhecidas todas as suas características. Regra geral será um equipamento bem equilibrado, tanto a nível de ecrã, processador, memória RAM e armazenamento interno. Será também a opção ideal para quem preferir a própria ROM da marca, a MIUI com todas as suas funções, cores e temas. Esta ROM (oficial), acaba por acrescentar bastante produtividade, com várias otimizações de desempenho também presentes.

Android Oreo 8.1 com a MIUI 9.5 da própria Xiaomi

Xiaomi Mi A2 Android Oreo Xiaomi Mi 6X
Possível aspecto do próximo smartphone da fabricante chinesa.

Agora, segundo as mais recentes informações, o Xiaomi Mi 6X apresentará uma grande melhoria face ao modelo anterior. Sobretudo a nível de ecrã / display. Não propriamente em resolução, uma vez que esta se manterá no padrão Full-HD (2160 x 1080 pixéis). Sobretudo a nível de tamanho. Serão agora 5.99 polegadas face às 5.5 polegadas do modelo anterior. Mais ainda, terás agora um display com o formato 18:9 face ao tradicional 16:9, já em pleno desuso aquando do lançamento do Mi 5X.

Qualcomm Snapdragon 626 com Android Oreo e 4GB de RAM

Já o seu processador será o Snapdragon 626 da norte-americana Qualcomm. Trata-se aqui de uma plataforma octa-core (8 núcleos de processamento) com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Terá também o suporte para cartões microSD, isto para podermos expandir o seu armazenamento. O seu processamento, rapidez e fluidez estarão assim assegurados com esta plataforma móvel com frequências máximas de processamento a 2.2GHz.

Xiaomi Mi A2 Android One Android Oreo Xiaomi Mi 6X
A lista de características do próximo terminal da fabricante chinesa.

Este Xiaomi Mi 6X contará também com uma configuração de câmara dupla no seu painel traseiro. Por outro lado, na nova geração, teremos uma câmara principal de 20MP (mega pixéis), com abertura focal de f/2.0. Mais ainda, o sensor secundário, de 8MP de resolução, terá uma abertura focal de f/1.8. Ora, aqui não podemos também esquecer o seu flash LED para iluminar as fotografias e vídeo (ou simplesmente funcionar como lanterna). Mais ainda, terás aqui uma focagem rápida, estabilização ótica da imagem (OIS) e PDAF.

Xiaomi Mi 6X pode chegar juntamente com o Mi 7

Para as tuas selfies terás também uma câmara frontal de 20MP (mega pixéis) com abertura focal f/2.0 ou para as video-chamadas. Todavia, será o software uma das maiores estrelas, começando pelo sistema Android Oreo 8.1 até à sua interface MIUI 9.5. A imagem em seguida representa uma capa de proteção para aquele que se acredita ser o Xiaomi Mix 6X.

Xiaomi Mi Mix 6X Xiaomi Surge S2 MWC 2018 Xiaomi Mi 6X Xiaomi Mi A2
Capa de proteção daquele que se acredita ser o proximo Xiaomi Mi Mix 6X.

Já por outro lado, sentimos que a bateria com 2910mAh possa parecer (e ser) pouco. Sobretudo quando no Mi A1 e Mi 5X temos uma bateria com 3080mAh. Esperemos que a otimização de software consiga aqui fazer um pequeno milagre. Sobretudo que seja capaz de proporcionar uma autonomia equiparável à do seu antecessor.

Bateria de 2910 mAh no suposto Xiaomi Mi 6X

Com efeito, todas estas informações da nova fuga de informação acabam por ir ao encontro daquilo que seria avançado pela agência TENAA. Note-se que ainda recentemente este orgão regulador chinês terá aprovado aquele que se acredita ser o Xiaomi Mix 6X. Mais ainda ressalvar que as imagens presentes neste artigo são puramente conceptuais. Sendo aqui a única excepção as últimas duas (fuga de informação).

Por último, a nível preços ainda nada é sabido. Todavia, espera-se que estejam em linha com os modelos do ano passado. Mais ainda, a nível de datas de apresentação podemos apenas supor que este apresentado com o próximo topo de gama da fabricante chinesa. Com efeito, poderá acompanhar o próximo Mi 7.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi está a contratar um “Sales Manager” para Portugal

Xiaomi Mi 7 – Um render questionável do topo de gama Android

Xiaomi Mi A2 com Android One já revelou as características na Internet

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.