Xiaomi Mi 12 pode chegar mais cedo que o esperado com o Snapdragon 895

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O atual topo de gama Xiaomi Mi 11 foi apresentado a 28 de dezembro de 2020. Antecipou-se a todos os concorrentes para se afirmar como o primeiro smartphone a chegar ao mercado com o Snapdragon 888 da Qualcomm. Agora, em 2021 a Xiaomi pode repetir esta fórmula e antecipar ainda mais a apresentação do sucessor, o Xiaomi Mi 12.

Segundo as novas informações a chegar à Internet, a Xiaomi trabalha junto da Qualcomm visando que também esta antecipe a apresentação do próximo processador topo de gama, o Snapdragon 895. Esta possibilidade é francamente provável.

O smartphone Xiaomi Mi 12 pode chegar antes do final de 2021

Em causa estão as informações avançadas pelo leaker IceUniverse através da rede social chinesa Weibo. Aí, o prolífero leaker sugere que a Xiaomi fará a apresentação o seu Mi 12 no início de dezembro, ainda mais cedo que em 2020 com o atual Mi 11.

Tal exigência obrigaria também a gigante norte-americana a acelerar o desenvolvimento e antecipar a apresentação do seu próximo chip topo de gama. Recordamos, a propósito, que a Qualcomm tem por hábito apresentar os novos processadores de gama alta durante o seu evento anual realizado em meados de dezembro com as paisagens paradisíacas do Havai como pano de fundo.

Mais concretamente, a Qualcomm teria que antecipar em cerca de meio mês a apresentação do Snapdragon 895. Tal possibilidade não é de todo impossível, sobretudo tendo em conta a relação de parceria entre a gigante norte-americana e a fabricante chinesa.

O seu coração pode ser o Snapdragon 895 da Qualcomm

Importa ainda frisar que a nomenclatura do próximo smartphone topo de gama da Xiaomi carece ainda de confirmação. Não obstante, tendo em conta o histórico da Xiaomi, é altamente provável que esta mantenha o esquema de nomes e adote o nome sugerido.

É igualmente expectável que tal dispositivo móvel seja o primeiro a adotar o futuro Snapdragon 895. À luz dos acontecimentos do último ano tudo leva a crer que a Xiaomi manterá a pressão para ser a primeira a entregar este trunfo aos consumidores.

Numa nota já pessoal, se não for a primeira, a Xiaomi será uma das primeiras a colocar no mercado uma nova gama de produtos com este chip. A fabricante continua a crescer em popularidade dentro e fora do seu país natal - sobretudo na Europa e Índia - onde é já uma marca respeitada.

Já de acordo com as agências de análise de mercado a Xiaomi é atualmente a terceira maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Está, portanto, mais forte que nunca e quererá aproveitar este ímpeto para reforçar a sua posição no mercado mobile.

Em janeiro de 2022 deve chegar às lojas o Xiaomi Mi 12

A Xiaomi não está sozinha na corrida pelo Snapdragon 895. Com e feito, o responsável máximo pela Lenovo, Chen Jin, já confirmou o interesse da sua fabricante pelo chip. O executivo afirmou que o próximo topo de gama da Lenovo usaria já o Snapdragon 895. Mais ainda, apontou que o lançamento de tal produto ocorreria antes do dia de ano novo em 2022.

Face ao exposto, é muito provável que a Xiaomi siga um calendário similar, apresentando o Xiaomi Mi 12 em meados de dezembro e fazendo-o chegar ao mercado no início de 2022. Estas informações, claro, permanecem por confirmar até ao momento.

De qualquer modo salientamos que tanto a Xiaomi como a Qualcomm têm uma relação bastante próxima. Com ambas as tecnológica a colaborar há já alguns anos, é provável que a Qualcomm conceda algum grau de primazia à Xiaomi.

Poderá a Xiaomi repetir a proeza de 2020 no final deste ano? Quão realista é uma apresentação em meados de dezembro? Estas e outras questões permanecem, para já, carentes de uma resposta mais informada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify introduz função mais pedida na app após a ter removido há 2 anos
  • Nintendo apresenta a nova Switch (modelo OLED), disponível a 8 de outubro
  • 20 jogos e apps boas demais para serem grátis na Google Play Store
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.