Xiaomi Mi 11: o que esperar do primeiro smartphone com Snapdragon 888

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Xiaomi Mi 11 é o smartphone Android mais esperado do momento. Será a aposta de uma das maiores fabricantes mundiais para 2021, mas chega ainda em 2020. Sim, a Xiaomi não quer ficar atrás de ninguém ao empregar o Snapdragon 888 da Qualcomm.

Graças a um rol crescente de leaks ou fugas de informação, pequenas "pinguinhas" com pistas, imagens, especificações e até sugestões de preço para o novo Mi 11. Agora, recapitulamos os dados até então partilhados e as nossas principais expectativas.

O Xiaomi Mi 11 chega ainda em 2020

O novo telemóvel Xiaomi será apresentado no dia 28 de dezembro de 2020, coroando o final deste malfadado ano. A apresentação será feita na China, mercado natal da empresa e já sabemos os seus possíveis preços nessa região.

O material de construção será o vidro, com estrutura em metal, cantos arredondados e grande destaque para a câmara fotográfica principal, na traseira. Já para as selfies, contamos com uma câmara a perfurar o ecrã deste dispositivo móvel.

Veja-se, por exemplo, o primeiro teaser oficial do smartphone de próxima geração com o Snapdragon 888 da Qualcomm. O terminal mostra-se elegante em tons de azul, com realces metálicos e, novamente, forte destaque para a câmara fotográfica.

Especificações técnicas do Xiaomi Mi 11

  • Processador: Snapdragon 888 da Qualcomm
  • Ecrã: AMOLED - taxa de atualização a 120 Hz - cores a 10-bit
  • Câmara principal: tripla - 108 MP + 13 MP + 5 MP
  • Câmara frontal: 20 MP (punch-hole)
  • Memória RAM: 8 / 12 GB LPDDR5
  • Armazenamento interno: 128 / 256 / 512 GB
  • Bateria: 4 500 / 4 920 mAh - carga rápida entre 30 a 50 W
  • Segurança: Leitor de impressões digitais no ecrã
  • Sistema operativo: Android 11 - MIUI 12.5
  • Extras: NFC, porta IR, altifalantes duplos
  • Preço: desde 562 € - conversão direta dos preços na China

Existem várias incógnitas como, por exemplo, as dimensões do ecrã, mas deverá estar acima das 6 polegadas, possivelmente com resolução Quad-HD+, mas sem descartar o padrão Full-HD+, pelo menos para a versão standard do Mi 11.

Adicionalmente, contamos com a apresentação do Xiaomi Mi 11 Pro, este último com ecrã de maiores dimensões e, muito provavelmente, com resolução 1440 p com bateria de 5 120 mAh de acordo com algumas fontes.

Vale ser dito que o Xiaomi Mi 11 será apresentado na próxima segunda-feira (28) às 11:30 horas de Portugal, ou 19:30 na hora local (China). Note-se que o lançamento no mercado ocorrerá em ocasião posterior, não coincidindo com a apresentação.

O Snapdragon 888 da Qualcomm é o trunfo dos Mi 11

A porta para uma nova geração de desempenho superior, maior velocidade e mais capacidades para os utilizadores. Lei Jun, CEO e responsável máximo da Xiaomi, foi o primeiro a anunciar que o seu próximo smartphone topo de gama contará com este chip.

Trata-se do "motor" que caraterizará os smartphones Android de topo durante 2021, chegando à Xiaomi ainda em 2020. A importância dada ao novo processador da Qualcomm tem boa razão de ser, com os benchmarks oficiais já revelados.

Vale frisar que o novo processador da Qualcomm trará melhorias significativas para o processamento de imagem, novo modem de redes 5G, para além das melhorias no processador gráfico e claro, núcleos reforçados para maior velocidade e otimização.

A câmara fotográfica vai surpreender nos Mi 11

Contamos com uma excelente prestação dos Xiaomi Mi 11 no quesito fotográfico. Após o Mi 10 Ultra ter dominado a DxOMark, e de vermos a Xiaomi a escalar este ranking, contamos com prestação fotográfica ainda melhor na próxima geração.

A prestação em fotografia e vídeo contará com novos destaques para o zoom ótico, ou ampliação da imagem sem perdas. Note-se, por exemplo, o exacerbado módulo fotográfico principal. De qualquer modo, temos que esperar para ver o que esta câmara será capaz de entregar.

Aguardamos agora pela apresentação oficial do Xiaomi Mi 11, e possivelmente do Mi 11 Pro no próximo dia 28 de dezembro.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5 adiciona funcionalidade que todos pediam!
  • VPN favorita dos criminosos foi encerrada pelo FBI e Europol!
  • iPhone 13 pode trazer a mudança que todos queriam no iPhone 12
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.