A quem procura um bom smartphone preço / qualidade em 2022 podemos indicar o Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE. Esta é a segunda versão do telemóvel, inicialmente lançado em março de 2021, revisto em setembro do mesmo ano com um novo processador, o Snapdragon 778 5G a (6 nm) da Qualcomm. Esta é a única diferença do NE, um smartphone cujo p.v.p. é de 369 €.
Felizmente podemos encontrar já a versão base (6 GB + 128 GB) do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE por menos de 300 € o que melhora bastante a sua relação preço / qualidade. Assim, temos uma Nova Edição (NE) com processador diferente, mas as mesmas caraterísticas da versão lançada no primeiro trimestre do ano passado.
O telemóvel Xiaomi é ideal para quem procura um produto fino. Sim, este é o seu ponto diferenciador, o facto de a sua espessura ser de 6,8 milímetros e o peso de (apenas) 158 gramas. Ou seja, é leve e agradável de transportar no bolso, mas nem tudo é perfeito.
Importa frisar que, face ao Xiaomi Mi 11 Lite 5G original, equipado com o Snapdragon 780G (5 nm), a nova versão (NE) está equipada com um processador ligeiramente mais antigo, o Snapdragon 778 5G a (6 nm), ambos da norte-americana Qualcomm.
Ainda assim, o telefone apresenta uma boa relação preço / qualidade neste início de 2022. É uma compra sólida para quem quer desempenho fluído, câmara versátil e ecrã vibrante num telefone leve e fino.
Principais especificações do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE
- Ecrã: AMOLED de 6,55" polegadas Full-HD+ (2400 x 1080 pixeis)
- Taxa de atualização de 90 Hz
- Processador: Snapdragon 778G (6 nm) da Qualcomm
- 6 GB ou 8 GB de RAM
- 128 GB ou 256 GB de memória interna
- Câmara traseira: 64 MP principal + 8 MP grande angular + 5 MP macro
- Câmara frontal de 20 MP
- Bateria de 4 250 mAh
- Carregamento rápido de 33 W, carregador incluído (33 W)
- Android 11 com a MIUI 12.5
- Dimensões: 160,53 mm x 75,73 mm x 6,81 mm
- Peso: 158 gramas
- Cores: Truffle Black, Bubblegum Blue, Peach Pink, Snowflake White
- Extras: Bluetooth 5.2, Wi-Fi6, Dual-SIM, NFC, porta IR, altifalantes duplos
Unboxing e primeiras impressões do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE
À boa maneira da Xiaomi, a caixa do Mi 11 Lite 5G NE inclui o carregador rápido a 33 W, capa de proteção transparente em plástico TPU, adaptador USB-C para jack de 3,5 mm, bem como os guias de iniciação rápida, bem como o cabo USB A para USB C.
Em síntese, temos todos os acessórios essenciais, incluindo uma película de proteção já aplicada no telemóvel Xiaomi. Há ainda um pino ejetor do tabuleiro para cartões com sistema híbrido. Ou seja, podemos usar até 2 cartões nano-SIM ou um cartão nano-SIM e o cartão de memória micro SD para expansão do armazenamento.
Em síntese, a experiência de unboxig é agradável, com todos os acessórios que, razoavelmente, poderemos precisar. A caixa em si, é bem construída, com algumas das caraterísticas principais do telefone presentes no cartão branco.
O design elegante e moderno é um dos melhores aspetos do Mi 11 Lite 5G NE
Dimensões: 160,5 x 75,7 x 6,8 mm (altura x largura x espessura)
Peso: 159 gramas
O smartphone Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é muito leve e fino. Este é o primeiro impacto ao pegar no telefone, não deixando, contudo, de ser algo largo, mas ainda assim relativamente fácil de usar com uma mão, ou guardar no bolso das calças.
Importa frisar que o plástico é o principal material de construção, evidente na sua estrutura e baixo peso. Todavia, a Xiaomi utiliza um painel traseiro em vidro cuja cor varia consoante o esquema - Truffle Black, Mint Green, ou Citrus Yellow.
Enquanto telemóvel barato, ou pelo menos competitivo, entendemos a escolha do plástico como material da sua estrutura. Por outro lado, enquanto modelo portador da designação Mi 11, este "Lite" tem um toque relativamente premium graças ao painel de vidro.
O melhor de tudo? Apesar de ser leve e usar o plástico como material para a sua estrutura temos ainda assim a certificação IP53. Ou seja, um bom grau de proteção contra a água e o pó, o que vem aumentar a durabilidade expectável deste smartphone.
Fino, muito fino para o padrão atual de smartphones no mercado. De qualquer modo, não fui capaz de o usar muitas vezes sem a capa de proteção em plástico TPU incluída. Algo que lhe confere uns milímetros extra de espessura, a meu ver, necessários.
Isto é, sinto que o telefone é fino demais para um uso descuidado, além de ser também muito leve. Dito isto, senti-me mais seguro ao usar a capa incluída que lhe dá uma espessura padrão e me deixou mais tranquilo no quotidiano de uso.
O Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE tem altifalantes duplos para som estéreo. É uma benesse que qualquer utilizador agradecerá ao melhorar bastante a experiência de consumo multimédia, seja em jogos, mas sobretudo para ver vídeos e ouvir música.
Ademais, estes altifalantes têm bom volume e boa definição o que também facilita as comunicações em alta voz. Em síntese, o smartphone brilha na qualidade de áudio, tanto para multimédia como para comunicações telefónicas.
Por outro lado, devido à reduzida espessura do telefone, a qualidade dos graves e baixos dos altifalantes é algo deficitária. Dito isto, apesar de serem altifalantes bem balanceados, devido às restrições de espaço o som carece de um corpo mais substancial.
É nesta aresta inferior que temos um dos altifalantes - o segundo está junto do auscultador - bem como a porta USB do Tipo C, microfone principal e tabuleiro para cartões nano SIM e / ou cartão micro SD para expansão do armazenamento.
Os utilizadores encontrarão também uma porta IR para poderem, por exemplo, usar o telefone para controlar remotamente o televisor, entre outros dispositivos. É um dos trunfos que a Xiaomi faz bem em manter, revelando-se útil em diversas ocasiões.
Importa frisar que o leitor de impressões digitais está embutido no botão On / Off localizado na lateral do telefone. Temos ainda o botão de seleção de volume também na sua lateral, com bom clique.
Esta necessária configuração do controlo remoto é feita através da interface MIUI 13 com aplicação própria para tirar partido desta porta. A mesma está convenientemente localizada na aresta superior do smartphone.
A qualidade de construção é mediana, mas temos certificação IP
O Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é um smartphone de gama média com algum do cuidado e atenção ao detalhe da linha Mi 11, de topo. Isto é notório na utilização do vidro na traseira deste smartphone. Todavia, a maior parte da estrutura é plástica.
Ou seja, temos um misto entre o frio e a elegância do vidro com a leveza e funcionalidade do plástico. Dito isto, o clique dos botões é satisfatório, sem folga aparente nos mesmos. De igual modo, o feedback vibratório do telefone é bastante agradável.
A nota redentora desta construção algo peculiar é a certificação IP53 que confere resistência à água (salpicos) e ao pó. Ou seja, sobreviverá à chuva, uma rápida imersão em água doce, útil em caso de acidente, mas não muito mais.
O ecrã AMOLED é outro dos destaques com 90 Hz
Ecrã: 6,55'' tecnologia AMOLED, Full-HD+
Taxa de atualização: até 90 Hz
O ecrã do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE tem 6,55 polegadas com tecnologia AMOLED, com resolução Full-HD+ de 1080 x 2400 pixeis. Este painel atinge um brilho máximo de 600 nits (pico) e brilho médio de 500 nits, não sendo valores de suster a respiração.
A experiência de visualização é boa com cores AMOLED, certificação HDR10+, bem como uma taxa de atualização máxima de 90 Hz que podemos ativar nas definições da MIUI. Por predefinição o telefone traz uma taxa de atualização a 60 Hz.
É, portanto, um ecrã muito bom, com margens reduzidas e cantos arredondados, de dimensões regulares para os padrões da indústria em 2022. Mais ainda, temos uma densidade de pixeis de 402 pixeis por polegada no Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE.
Em síntese, a experiência de visualização é muito boa para um telemóvel até 300 euros em 2022. Gostaríamos, contudo, que este painel AMOLED tivesse um maior brilho máximo, mas ainda assim a experiência de visualização é muito boa.
Por fim, a partir das definições podemos tirar partido de alguns modos de otimização da imagem da própria Xiaomi como, por exemplo, a temperatura de cor, vários Temas à disposição e diversas possibilidades de personalização.
Temos, com efeito, a possibilidade de personaliza vários ajustes para o display. Aliás, é possível definir os efeitos de ecrã sempre ligado (Always-on), bem como a iluminação lateral para notificações.
A câmara do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE foi uma boa surpresa
Câmara traseira: 64 MP + 8 MP + 5 MP
Câmara frontal: 20 MP
O smartphone Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE tem uma câmara versátil. O sensor primário de 64 MP tem objetiva grande angular e abertura focal de f/1,8, isto significa que capta bastante luz. Temos também uma câmara de 8 MP ultra grande angular (f/2,2) e de 5 MP para fotografia macro com abertura focal de f/2,4.
Sumariamente a qualidade da câmara é muito boa para o escalão de preços. Sobretudo ao ar livre, as imagens captadas pelas três câmaras são bastante agradáveis, tanto com zoom, padrão, ou com o Modo Noturno, a qualidade é muito boa com a exceção da câmara ultra grande angular, algo atrás da câmara principal.
Em síntese, conseguimos excelentes imagens ao ar livre com boas condições de iluminação. Temos boa saturação de cor e equilíbrio de brancos, com focagem rápida e precisa. As imagens captadas têm uma resolução de 16 MP graças ao pixel binning que agrega a informação de 4 pixeis adjacentes num só, passando assim de 64 MP para 16 MP.
Por outro lado, os algoritmos de processamento da imagem da Xiaomi também fazem um bom trabalho. É a IA que seleciona o perfil de cor, equilíbrio de brancos e agiliza o processamento da imagem. Aqui, raramente se enganava ao "ler" automaticamente a cena.
Por outro lado, apesar de acrescentar versatilidade à câmara, o sensor de 8 MP é algo insípido nas cores. O mesmo pode ser dito quanto aos detalhes captados e equilíbrio de cores, faltando-lhes pormenores e intensidade de cor.
Note-se ainda que qualquer ampliação feita (zoom) é conseguida através da câmara principal de 64 MP. Por outro lado, o Modo de Retrato não é um dos melhores ao desfocar partes do rosto que não deviam ser desfocadas, nomeadamente, partes do cabelo.
A câmara frontal tem 20 MP e faz geralmente um bom trabalho na captação de selfies e vídeo, sobretudo quando a luminosidade ambiente é abundante. Neste ponto não fiquei fascinado nem desiludido, é uma câmara que cumpre o propósito.
Cumpre ainda dar uma nota positiva ao Modo Noite da câmara principal do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE que consegue produzir resultados utilizáveis para partilha nas redes sociais.
O Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE tem boas capacidades de gravação de vídeo para um smartphone acessível. Aliás, o padrão máximo 4K a 30 fps, ou Full-HD (1080p) até 120 fps tornam o smartphone extremamente versátil para a gravação de vídeo.
Temos estabilização eletrónica da imagem (EIS) a ser aplicada, bem como bons detalhes e equilíbrio de cores nos resultados produzidos. Em síntese, gostei bastante das capacidades de gravação de vídeo para um smartphone preço / qualidade.
Por fim, temos ainda uma miríade de outros modos de captação que raramente usarão, mas que lá estão na app da câmara caso os pretendam explorar.
O Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é um smartphone com bom desempenho
Processador: Snapdragon 778G da Qualcomm a 6 nm
Memória RAM: 6 GB / 8 GB
Armazenamento: 64 GB / 128 GB / 256 GB
O Snapdragon 778G da Qualcomm é o "motor" do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE, um ligeiro decréscimo face ao chipset da versão anterior, a saber, o Snapdragon 780G (5 nm). De qualquer modo, o desempenho geral do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é muito bom.
Este processador do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é mais que suficiente para obter excelentes pontuações nas principais plataformas de benchmark como a AnTuTu (nas imagens). Mais importante ainda é a facilidade com que lida com até as aplicações mais pesadas.
O mais importante? Em todas as circunstâncias o telefone consegue ser rápido. Ou seja, mesmo com várias aplicações abertas em segundo plano, em jogos, em aplicações mais exigentes, não sentimos lentidão ou travamento ao usar este smartphone Android.
Este processador é auxiliado por 6 GB ou 8 GB de memória LPDDR4X que garantem uma experiência de utilização muito fluída e agradável, sobretudo para um smartphone de gama média. Em síntese, é aqui que o telefone brilha realmente!
Os utilizadores que precisem de mais memória interna podem usar a slot para cartão de memória micro SD.
A MIUI é versátil, rápida e cada vez mais otimizada pela Xiaomi
Sistema operativo: Android 11 da Google
Interface: MIUI 12.5 da Xiaomi
A MIUI é uma das interfaces que mais altera o aspeto do sistema Android da Google com uma forte camada de personalização. É também uma das UI's mais completas com funções úteis, ao passo que outras não passam de bloatware disfarçado.
Regra geral a interface proporciona uma experiência de uso agradável, coesa visualmente e fácil de navegar. Isto é, conseguimos encontrar o que precisamos de forma relativamente rápida e intuitiva até para um utilizador com menos experiência.
Por outro lado, é ainda comum encontrar publicidade não intrusiva nesta MIUI 12.5, o que nunca é desejável. Era escusada a presença do Mi Browser a par do Google Chrome e outras apps essencialmente duplicadas de utilidade questionável.
Temos toda uma suite de aplicações Xiaomi que me tomaram semanas de uso até as conhecer realmente. Seja para limpar e otimizar o telefone, ou as apps mais convencionais como a Galeria, Música, bem como diversos outros utilitários.
Temos ainda um vasto rol de aplicações pré-instaladas como a Amazon, Facebook, TikTok, entre outras. Nada disto foi pedido pelo utilizador, mas marca presença numa pasta própria. Aliás, temos até todo um rol de jogos que a Xiaomi nos tenta impinjir.
Estando plenamente ciente de que tais presenças na UI ajudam a baixar o custo de produção do telefone, não as posso deixar de apontar em prol da transparência e compromisso para com a verdade.
Dito isto e deixando o bloatware de parte, a experiência de uso da MIUI é agradável. Estamos perante uma das interfaces mais otimizadas do mercado Android e isso nota-se no bruto desempenho de um telefone relativamente barato. Algo a aplaudir.
Temos até uma vasta loja de Temas para personalizar o smartphone, bem como um belo leque de papéis de parede próprios da Xiaomi já incluídos. A personalização, a par da otimização e velocidade, são carateres intrínsecos à MIUI.
Em suma, acredito que a maioria dos utilizadores venha a gostar de usar a MIUI 12.5. Ainda assim, espero que a MIUI 13, a caminho deste Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE venha simplificar vários aspetos do funcionamento e aliviar parte da carga de bloatware.
A autonomia de bateria é sofrível no Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE
Bateria: 4 250 mAh de capacidade
Carregamento: até 33 W com carregador incluído
Fino e leve, dois traços que definem o Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE. A capacidade é perfeitamente decente, sobretudo para um telefone elegante como este. Todavia, a autonomia de bateria não é um dos pontos fortes do telefone, sobretudo para um uso exigente.
Com o ecrã a 90 Hz, num dia leve com três a quatro horas de ecrã ligado ao final da jornada diária a bateria estava nos 35% a 40%. Por outro lado, para um uso mais exigente de cinco goras de ecrã ligado a bateria ao final do dia era de 15% a 10%.
Infelizmente dei por mim a carregar o smartphone a meio do dia quando precisava de sair e ter carga para o resto do dia sem me preocupar. Já, felizmente, o carregamento é relativamente rápido a 33 W com o carregador incluído na caixa.
Sobretudo para quem jogar bastante no smartphone, ou consumir bastantes conteúdos multimédia como vídeos, o telefone vai ficar relativamente rápido sem bateria. Algo expectável para uma bateria desta capacidade e ecrã AMOLED a 90 Hz.
Em suma, se querem um telefone que dure um dia inteiro de uso intenso não comprem o Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE. É indicado para quem usa moderadamente o telefone, proporcionando entre 4 a 5 horas de ecrã ligado com uma utilização média.
De qualquer modo, uma meia hora (30 minutos) de carregamento levam a bateria dos 20% (alerta de bateria baixa) para 80% a 82%, mais que suficiente para um dia normal.
Conclusão: bom smartphone qualidade / preço da Xiaomi
O design herdado da linha Mi 11 agradará a alguns utilizadores, bem como os vários esquemas de cores disponíveis para o telefone Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE.
A qualidade de construção não surpreende. O telefone é leve e fino, pontos positivos, mas sinto-o demasiado leve para inspirar confiança sem o usar com a capa de proteção incluída. Mais ainda, sente-se o plástico da sua estrutura, ainda que o painel traseiro em vidro venha abonar a experiência geral. Por outro lado, a certificação IP53 é um bónus inegável.
O ecrã AMOLED Full-HD+ a 90 Hz é outro dos destaques positivos, sobretudo para um smartphone acessível. Tem bastante brilho e boas cores, melhorando bastante a experiência de utilização do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE.
A qualidade de som é boa. Podia ser melhor se o telefone tivesse mais corpo para efetivamente ressoar, mas ainda assim temos uma experiência estéreo que continua a rarear em alguns smartphones mais caros da concorrência.
O desempenho é excelente. Para quem procura um smartphone rápido em todas as tarefas e cenários, o Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE é uma boa compra. As suas especificações técnicas fazem a diferença!
A MIUI divide opiniões. É bem otimizada e garante uma experiência envolvente, muito similar ao iOS, mas com algum bloatware e publicidade presentes. Oxalá continue a melhorar e trazer mais velocidade com a MIUI 13.
A câmara é competente e versátil. Sobretudo a principal de 64 MP e a frontal de 20 MP, ambas com boas condições de iluminação surpreenderão positivamente o utilizador. O mesmo se aplica às capacidades sólidas de gravação de vídeo.
A bateria é o calcanhar de Aquiles. Os smartphones Xiaomi costumam brilhar neste quesito, mas a elegância do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE não é aqui uma vantagem. A autonomia é mediana no melhor dos cenários, mas temos carga rápida a 33 W.
A relação qualidade / preço é muito boa. A Xiaomi tem aqui um telefone preço / qualidade muito bom, mas competirá com vários outros smartphones da própria Xiaomi. Dito isto, consoante a promoção será uma boa compra em 2022.
Pontos fortes do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE
- Design elegante, fino e leve com certificação IP53
- Painel de vidro e atenção ao detalhe num smartphone acessível
- Boa câmara fotográfica principal de 64 MP
- Bom ecrã AMOLED com atualização a 90 Hz
- Excelente desempenho em qualquer tipo de uso (mesmo em jogos)
Pontos fracos do Xiaomi Mi 11 Lite 5G NE
- Sensação de smartphone frágil devido ao plástico
- Há algum bloatware - apps pré-instaladas - de utilidade questionável na MIUI
- Autonomia de bateria deixa a desejar (sobretudo para quem joga)
Pontuação 4gnews (de 0 a 10)
Escolhas de design |
7 |
Qualidade de construção |
6 |
Ecrã | 8 |
Qualidade de som | 7 |
Performance / Desempenho |
9 |
Interface / UI |
7 |
Câmara |
8 |
Bateria |
5 |
Qualidade / Preço |
8 |
Pontuação | 7,2 - Bom |
Editores 4gnews recomendam: