Xiaomi Mi 10 e Mi 10 Pro: beta do Android 11 já está disponível

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada a Xiaomi anunciou que iria disponibilizar a primeira beta do Android 11 para os seus mais recentes topos de gama. Isto faz deles dos primeiros equipamentos não Pixel a receber esta versão experimental do sistema operativo da Google.

Poucos dias depois do anúncio, eis que a Beta 1 do Android 11 já se encontra disponível para o Xiaomi Mi 10 e Xiaomi Mi 10 Pro. Anda que anúncio semelhante tenha sido feito para o Poco F2 Pro, ainda não sabemos quando receberá o mesmo firmware.

Instalação do Android 11 Beta 1 não será fácil para qualquer utilizador

Ao contrário do que acontece com as versões finais, esta beta não chegará aos smartphones legíveis via OTA. Quem quiser experimentar já o Android 11 terá de o instalar de forma manual.

Todas as indicações podem ser encontradas no fórum da Xiaomi, dependendo se se trata do Mi 10 Pro. De forma sucinta, o processo exige que desbloqueies o bootloader do smartphone e, posteriormente, instalar manualmente a nova ROM.

Este processo não será o mais simples para os utilizadores menos experientes. Este é o tipo de processo que, se correr mal, poderá inutilizar o teu Xiaomi MI 10 ou Mi 10 Pro.

Se não tens experiência em processos semelhantes, o nosso conselho é que não o faças. Até porque estas versões beta contam sempre com alguma instabilidade e são sempre desaconselhadas no teu equipamento principal.

O que de novo traz o Android 11

A nova versão do sistema operativo da Google tem um grande foco na segurança dos dados dos utilizadores. Além de modificar um pouco as regras como as aplicações podem aceder aos dados de outras, poderás dar permissões únicas a cada uma delas.

As notificações também foram alvo de novidades, estando agora separadas por grupos. Em primeiro lugar, encontrarás as notificações relacionadas com conversações. Em segundo lugar, terás acesso aos alertas e só depois verás aquelas que se consideram menos importantes.

Esta versão do Android traz ainda um novo painel para as aplicações recentes, coloca controlos da tua casa inteligente no menu de ligar / desligar o equipamento ou um método mais simples de partilhar ficheiros, semelhante ao AirDrop.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10 Pro+: novo topo de gama promete ser ainda mais poderoso
  • Xiaomi: POCO confirma que vão lançar um novo smartphone já no próximo mês!
  • Xiaomi lança mais um gadget fantástico que não sabias que precisavas!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.