A Xiaomi acaba de lançar o Mijia Smart Steam Oven. Este equipamento, que é um multifunções perfeito para qualquer cozinha, apresenta uma capacidade de 30 litros.
Tal como o seu antecessor, lançado em 2023, consegue preparar refeições mesmo para famílias mais numerosas (máximo de seis pessoas). Embora compacto, o interior permite, por exemplo, assar um frango inteiro, preparar tabuleiros de legumes ou confecionar sobremesas de maior dimensão sem comprometer a distribuição do calor.
No coração do equipamento está um sistema de circulação de ar quente a 360 graus, alimentado por um ventilador de 1800 W. O controlo térmico é outro dos pontos fortes. O utilizador pode ajustar a temperatura entre 40 °C e 230 °C, com incrementos de apenas 1 °C, garantindo alta precisão no processo de cozedura.
Funcionalidade brilhante
Um dos pontos fortes que salta à vista é a capacidade de gerar vapor em apenas 30 segundos. Este mecanismo tem três níveis de temperatura: 60 °C, 100 °C e 120 °C.
É um aspeto importante já que permite preservar a humidade natural dos alimentos e evitar que fiquem secos. Além de servir como forno e cozinhar a vapor, o Mijia Smart Steam Oven integra o popular modo air fryer, que utiliza circulação de ar quente para criar um efeito estaladiço com menos gordura.
Inclui ainda um modo de cozedura lenta, ideal para caldos, estufados e receitas que beneficiam de temperaturas baixas durante períodos prolongados. Existe também um modo específico de assado com controlo de humidade.
O Mijia Smart Steam Oven pode ser controlado através da aplicação da marca, onde os utilizadores têm acesso a mais de 80 receitas inteligentes pré-programadas.
A aplicação permite definir sequências de cozedura personalizadas, ajustar parâmetros remotamente e programar múltiplas etapas para pratos mais complexos.
Vai chegar a Portugal?
Por agora, o novo forno inteligente Xiaomi Mijia Smart Steam Oven está somente à venda no mercado chinês pelo valor equivalente a 230 euros.
Ainda assim, há grandes esperanças de que venha cá parar, sobretudo por se tratar de um equipamento da linha Mijia, que tem lançado inúmeros produtos em Portugal.
