
A Xiaomi continua a expandir os seus horizontes para além do hardware. Desta vez, a gigante chinesa decidiu entrar diretamente no competitivo mercado da inteligência artificial generativa com o lançamento do MiMO Studio.
Esta novidade representa um passo significativo para a marca, que até agora focava os seus esforços de IA maioritariamente na integração com os seus smartphones e ecossistema IoT.
A nova plataforma funciona diretamente no navegador, sendo muito popular àquilo que é possível encontrar no ChatGPT ou no Gemini. No coração desta nova plataforma está o modelo MiMo-V2-Flash, desenvolvido internamente pela marca e cuja principal característica é a eficiência e rapidez.
O que esperar do MiMO Studio?
O modelo conta com um total impressionante de 309 mil milhões de parâmetros, dos quais 15 mil milhões estão ativos durante a inferência. A arquitetura utiliza um sistema de Atenção Híbrida, o que lhe permite gerir contextos longos de forma nativa.
A plataforma MiMO Studio oferece diferentes modos de interação, incluindo conversas com "raciocínio profundo" e respostas melhoradas através de pesquisa online, o que a torna uma ferramenta versátil tanto para programação como para investigação geral.
Um dos grandes trunfos anunciados é a eficiência de custos. A marca afirma ter conseguido reduzir o custo de inferência para cerca de 2,5% do valor de modelos comparáveis, ao mesmo tempo que duplicou a velocidade de geração.
