Quem acompanha a Xiaomi já está habituado a ver novos lançamentos que pouco têm a ver com telemóveis, tablets e outros produtos que associamos mais à marca. Nos primeiros dias de 2025, a Xiaomi já lançou (ou vai lançar) pelo menos 2 gadgets de desporto. Em baixo, apresentamos-te as características principais de cada um deles.
1. Halteres inteligentes
Muito em breve, a Xiaomi vai lançar uns halteres inteligentes, que têm o nome “Mijia Smart Dumbbell”. De acordo com um dos executivos da marca, Xu Fei, é o gadget perfeito para aliar o treino convencional com funções avançadas que deem métricas sobre fitness.
Segundo a Xiaomi Time, os halteres da Xiaomi começam a ser vendidos no dia 8 de janeiro, na China, por um preço a rondar os 15 euros. Estes apresentam um ecrã LED, que dá informações sobre o número de sessões de treino, a duração do treino e o consumo de calorias.
É ainda possível articular o gadget com a aplicação da Xiaomi. Deste modo, é possível definir melhor os planos de treino, havendo aulas em vídeo e orientações por voz, através da app. Os exercícios feitos com os halteres podem ser armazenados na app, para posterior consulta.
Outro aspeto interessante é que o peso dos halteres pode ser mudado. Ou seja, o modo padrão destes “Mijia Smart Dumbbell” é de 1 quilo, sendo que podem ser adicionados blocos de 0,5 quilos, para aumentar o peso e permitir diferentes tipos de treino.
Estima-se que a bateria tenha um uso médio de 177 dias.
2. Walkie-Talkie de Desporto
Segundo a mesma fonte de informação, outro gadget desportivo que a Xiaomi lançou foram os “Xiaomi Sports Walkie-Talkie”: nome oficial do produto. Chegaram ao mercado no dia 3 de janeiro, na China, por um valor a rondar os 50 euros.
Este novo produto vem equipado com alguns adereços que fazem com que seja mais prático para um uso ao ar livre: clipes para as costas, alças e cordão portátil são alguns exemplos. O walkie-talkie em questão funciona através de 4G e tem um alcance que vai até aos 5 km, de acordo com a Xiaomi Time.
Uma função que também pode ser útil, por exemplo em casos de prática desportiva, é o facto de ser anti-ruído. Ou seja, quando o utilizador estiver em velocidades mais elevadas, minimizam-se interferências como o barulho do vento, por exemplo.
De forma contínua, o walkie-talkie da Xiaomi poderá ser usado durante cerca de 24 horas. É ainda ideal para desportos de inverno, pelo facto da bateria ser conservada em temperaturas “ultrabaixas”.
Chegarão a Portugal?
Efetivamente, nesta fase, não há nada que confirme ou negue uma eventual chegada futura a Portugal, de cada um destes gadgets. No entanto, a avaliar pelo que costuma acontecer com os produtos da Mijia, é mais provável que tal não aconteça com os halteres.
Em relação aos walkie-talkies, apesar de não pertencerem à Mijia, mantém-se a incógnita. Assim sendo, resta esperar por novidades futuras, para ver se estes produtos chegam a Portugal ou não.