Xiaomi já ultrapassou a Huawei e é a 2ª maior fabricante de smartphones do mundo!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei tinha grandes planos para 2020, tendo como principal objetivo tornar-se na maior fabricante de smartphones do mundo, mas isso acabou por não acontecer, muito pelo contrário. Tanto que atualmente, já foi ultrapassada pela Xiaomi, uma das fabricantes que mais tem crescido este ano.

É verdade que falta ainda a confirmação oficial, que provavelmente apenas chegará em janeiro quando forem revelados os números de vendas do último trimestre de 2020. No entanto, ao olharmos para os resultados revelados pela Counterpoint Research para o 3º trimestre deste ano, as contas são fáceis de se fazer.

Durante esse período, a Xiaomi conseguiu ultrapassar pela primeira vez a Apple, posicionando-se na 3ª posição no ranking das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Ao mesmo tempo, aproveitando o grande declínio da Huawei, ficou apenas a 1% da sua rival. Mas, existe um importante detalhe nos resultados apresentados pela Counterpoint, a quota de mercado da Huawei incluí ainda as vendas feitas pela Honor.

Venda da Honor faz com que a Xiaomi consiga ultrapassar a Huawei ainda em 2020

No final do mês passado, a Huawei confirmou oficialmente a venda da sua subsidiária Honor. Este negócio, resultou na exclusão total da Huawei em tudo o que diz respeito à marca, passando a ser 100% independente. Assim, atualmente já não se pode contabilizar as vendas de smartphones da Honor na quota de mercado da Huawei.

Durante muito tempo, a Honor apresentou-se como uma importante "arma" da Huawei no que respeita à venda de smartphones, conseguindo em algumas alturas ser responsável por até 20% das vendas totais da fabricante.

Considerando que no final do 3º trimestre a Xiaomi registou um crescimento de 75% (QoQ) e a Huawei já seguia em queda, ao subtrairmos as vendas da Honor, a vantagem marginal de apenas 1% que separava as duas fabricantes deixa de existir.

Assim, fica praticamente garantido que no final de 2020, a Xiaomi estará já posicionada como a segunda maior fabricante de smartphones do mundo. No entanto, será necessário esperar pelos números de vendas oficiais para que a confirmação oficial possa ser feita.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO segue passos da Xiaomi e Redmi e pode investir em novo mercado
  • Xiaomi Mi 11 Pro: tamanho do ecrã é descoberto antes de tempo
  • Yeelight M2: lâmpada inteligente barata com Google Assistant chegará a Portugal
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.