Xiaomi irá trazer o Dark Mode nativamente na MIUI 12

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O mundo da tecnologia tem por vezes coincidências bastante engraçadas. Na rede social chinesa Weibo, tem circulado rumores de que a Oppo estava a "roubar" programadores à Xiaomi. Em resposta, um dos responsáveis pela interface da MIUI desmentiu esses rumores, adicionando informação sobre o futuro MIUI 12.

O responsável, que utiliza o nome @MIUICat informa que a empresa está "ansiosa pela implementação global do Dark Mode no MIUI 12". Assim sendo, está mais confirmado que o modo escuro terá uma presença nativa na próxima versão do interface da Xiaomi, baseado no Android.

A verdade é que o Dark Mode pode até chegar antes do MIUI 12, conforme sugere esta imagem do XDA Developers. Esta captura de ecrã demonstra um modo de "luz solar" onde o equipamento aumenta o brilho do ecrã assim que deteta luz intensa.

A imagem mostra claramente um menu com o contraste de preto e branco típico do Dark Mode. Este modo de luz solar ainda está em desenvolvimento pela Xiaomi sendo que poderá chegar numa atualização incremental ou mesmo numa geral, ou seja, o MIUI 12.

Vantagens do Dark Mode

Presente atualmente em dezenas de apps, o Dark Mode escurece a interface, normalmente tornando o fundo preto e as letras em branco, para maior contraste. Esta opção tornou-se bastante popular porque oferece alguma hipótese de personalização e uma alternativa ao aspeto tradicional das apps.

Adicionalmente, o Dark Mode possui uma grande vantagem nos ecrãs OLED ou AMOLED pois os pixeis pretos são verdadeiramente desligados. Já nos IPS, os pixeis emitem uma cor escura, continuando a ter um consumo de bateria desnecessário, em comparação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi trabalha em 'modo de luz solar' na MIUI 11: sabe como funciona
  • Xiaomi: nova patente revela smartphone dobrável com 'quad-câmara'!
  • Xiaomi constrói nova fábrica exclusiva para smartphones 5G com capacidade incrível!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.