Xiaomi implementa novos widgets na MIUI inspirados no iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi apresentou esta semana a MIUI 12.5 Enhanced Edition durante o evento de revelação do Xiaomi Mi MIX 4. Aí, a empresa referiu que a nova interface seria focada em otimizações e não traria novas funções de relevo.

Entretanto, descobriu-se que a Xiaomi adicionou, sem grande alarido, um novo sistema de widgets à MIUI. Ainda que em fase de testes, confirma-se que estes foram inspirados naquilo que a Apple lançou com o iOS 14.

Novos widgets da MIUI ainda estão em fase de testes

O período experimental do novo sistema de widgets da MIUI decorre na China. Tudo indica que também os utilizadores da MIUI 12.5 beta já possam experimentar esta novidade nos seus equipamentos.

MIUI widgets

Graças à Xiaomimiui, tivemos acesso a algumas imagens que documentam os novos widgets que a Xiaomi está a implementar no seu software. E as semelhanças com o sistema da Apple são inequívocas.

Tal como sucede no iOS, os novos widgets da MIUI podem ser colocados em qualquer parte do ecrã do smartphone. Poderás, inclusive, construir uma página só com os widgets das aplicações que usas com maior regularidade.

MIUI widgets

Estes atalhos prometem oferecer informações importantes das aplicações de forma simples e intuitiva. Podem assumir várias dimensões para que se adaptem perfeitamente ao estilo e necessidades de vários utilizadores.

Com efeito, poderás escolher widgets de 2x2, 2x3, 4x2 ou 4x4. Haverá a "loja de widgets" onde o utilizador encontrará os atalhos disponíveis, podendo posteriormente arrastar e soltar os seus preferidos em qualquer lugar do ecrã.

A fonte informa que o período de testes dos widgets deverá decorrer até ao dia 20 de outubro. Uma calendarização que vai muito além da data de disponibilização da MIUI 12.5 Enhanced Edition, podendo empurrar alguns pormenores para a MIUI 13.

Conforme a versão estável da interface começar a chegar a mais utilizadores, espera-se que também os novos widgets comecem a ser disponibilizados. Será certamente um lançamento gradual, por isso, apela-se à paciência dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.