Xiaomi faz hoje 10 anos! Qual foi o produto que te fez fã da marca?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi faz hoje, dia 6 de abril, 10 anos de existência. Uma empresa que começou por fazer software para smartphones Android. Foi a sua MIUI que os levou mais além, já altura, seriamente mais avançada que o Android puro.

Um ano depois, em 2011, chegou o seu primeiro smartphone. O Xiaomi Mi One. Um equipamento modesto a pensar em todos os bolsos. A Xiaomi conseguiu então um grupo de fãs inimaginável e hoje é uma das maiores fabricantes do mundo.

10 anos depois a Xiaomi é uma das maiores fabricantes do mundo

Na China, a Xiaomi está constantemente na luta pelo Top 3 com a OPPO, Vivo e Huawei. No resto do mundo a história é a mesma mas com fabricantes diferentes.

No passado mês a Xiaomi ultrapassou pela primeira vez a Huawei e tornou-se (nem que seja por um mês) a terceira fabricante que mais vende smartphones no mundo. Logo depois da Samsung e da Apple.

O CEO da Xiaomi, Lei Jun, referiu na rede social Weibo: "Hoje é o décimo aniversário da Xiaomi. Incontáveis lembranças dos últimos dez anos permanecem no meu coração, como se fosse ontem".

Xiaomi é bem mais do que smartphones

Mas a empresa tem um leque de produtos bem maior do que apenas smartphones. Temos trotinetes elétricas, máquinas de lavar loiça, máquinas de barbear, luzes inteligentes, escovas de dentes elétricas. Se sonhas, a Xiaomi constrói.

Em Portugal a Xiaomi tem apenas uma pequena amostra do seu leque e ao passar no website oficial da marca no nosso país, percebemos o quão a marca tem apostado em gadgets que se distinguem de smartphones.

Xiaomi Mi Mix 2s foi o smartphone que me conquistou

Numa nota pessoal, tenho de admitir que só virei verdadeiramente fã da marca com o Xiaomi Mi Mix 2s. Não foi o smartphone mais revolucionário da marca, porém, foi o terminal que me deixou boquiaberto.

O seu único problema era apenas a câmara frontal na parte inferior. Algo que a Xiaomi tem vindo a resolver com câmaras pop-up, buracos no ecrã e, no futuro, com câmara embutida no ecrã.

O smartphone ainda hoje é o dispositivo usado por dezenas de pessoas a que aconselhei o terminal e continuo sem um único feedback negativo (tirando a câmara frontal).

Qual foi o produto que mais te fascinou da Xiaomi? Deixa-nos a tua opinião nos comentários.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 10 melhores telemóveis Xiaomi que vais querer comprar!
  • Xiaomi lança máquina de barbear que custa menos que alguns packs de lâminas!
  • Xiaomi Mi Elegant Mouse é o novo rato de alumínio que fica bem em qualquer setup!
  • Xiaomi revela duas televisões com preços que te vão surpreender!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.