
Se não pagarem, clientes podem ter o seu pedido cancelado
Enquanto as trotinetes elétricas vão de vento em pompa, os Evs da Xiaomi estão novamente no centro do furacão de uma polémica. Tudo porque alguns clientes estão a relatar, nas redes sociais chinesas, que a marca chinesa está a solicitar o resto do pagamento total dos modelos encomendados.
Caso os clientes não cumpram com o pagamento restante, podem ver o seu pedido cancelado e até perder o depósito de caução. A informação está a ser divulgada pelas publicações chinesas Sina Tech e Auto Sohu que esclarecem que os representantes de vendas da marca avisaram os clientes que têm 30 dias para cumprir com o pagamento.
Mesmo os clientes a quem ainda faltam 25 semanas para a entrega do seu veículo elétrico terão que fazer o pagamento total.
Xiaomi não comenta a situação
Quando contactada pelos meios de comunicação chineses, a Xiaomi não fez comentários sobre esta situação. Mas o contrato celebrado com os clientes pode proteger a marca de eventuais problemas judiciais.
No documento assinado pelos clientes está explícito que estes têm que pagar o saldo restante integral de até sete dias, após a receção da notificação de pagamento.
Mais: o mesmo contrato permite à Xiaomi solicitar o pagamento a qualquer momento, com base em “acordos de produção do veículo ou situações de venda”. O documento classifica também a falta de pagamento como uma violação fundamental que permite à empresa “cancelar pedidos e reter depósitos”.
A Xiaomi parece estar bem protegida e os queixosos percebem isso, ainda que questionem se estas podem ser consideradas cláusulas contratuais injustas.