
A Xiaomi acaba de lançar um importante alerta sobre a powerbank com cabo integrado de 33 W e 20.000 mAh, que está à venda no nosso país por 25,99 euros na PowerPlanet. A marca chinesa decidiu fazer um recall global do modelo PB2030MI. Em causa estão questões de segurança relacionadas com unidades produzidas entre agosto e setembro de 2024.
De acordo com o comunicado, alguns destes dispositivos utilizam a célula de bateria 126280 versão 2.0, fornecida por um fabricante específico, que pode apresentar falhas graves em condições extremas.
Embora a Xiaomi não especifique todos os cenários, especialistas indicam que as falhas estão associadas a problemas de desempenho em ambientes de calor ou frio intensos. Isso pode provocar sobreaquecimento, incêndio ou até explosão da power bank.
Xiaomi oferece reembolso integral
Durante os dois meses em questão, foram produzidas mais de 150 mil unidades do carregador portátil. Todas foram incluídas no recall oficial, e a Xiaomi está a oferecer reembolso integral do valor correspondente ao preço original do produto aquando do lançamento.
Apesar do aviso publicado no site global, a empresa não confirmou se as unidades vendidas fora da China também utilizam a célula de bateria defeituosa. Por isso, recomenda-se que os utilizadores internacionais do PB2030MI adotem medidas de precaução.
Assim sendo, devem evitar deixar o carregador a funcionar durante a noite; não expor o dispositivo a temperaturas extremas e confirmar no site oficial se o número de série está abrangido pela recolha.
Se tiveres este modelo, é fundamental conferir assim que possível o número de série. Caso esteja incluído no recall, deve contactar o suporte oficial da Xiaomi para solicitar o reembolso.