Em causa estão três modelos de smartphones Xiaomi particularmente populares em Portugal. É o fim da linha para os telemóveis Xiaomi Redmi Note 9, Redmi 9, bem como o POCO M2, dispositivos que conquistaram o mercado luso com a sua relação qualidade / preço, mas que pelo simples decurso do tempo ficam agora sem mais suporte oficial.
Trata-se de uma prática comum assim que determinados produtos atingem uma certa idade, atualmente cerca de três anos após o lançamento, ainda que (felizmente) este período esteja a aumentar.
Em todo o caso, para os modelos supracitados deixarão de existir novas atualizações da interface MIUI, nem mesmo atualizações oficiais de segurança.
Fim da linha para estes 3 smartphones Xiaomi Redmi e POCO
A tecnológica chinesa voltou a atualizar a sua lista de EOS (end of support) somando-lhe três novos equipamentos que, desse modo, chegam oficialmente ao fim da linha. Trata-se do término do ciclo de suporte oficial com atualizações da MIUI (sistema) e segurança.
Em causa está a antiguidade dos terminais, todos lançados em 2020 e, como tal, atingindo agora os três anos de mercado. Note-se ainda que estes são alguns dos modelos mais básicos da marca, lançamentos de entrada e gama média.
As novidades foram avançadas pelo meio especializado, a Xiaomiui, dando conta do fim das atualizações de segurança e sistema para os equipamentos. Mais concretamente, o seu nome somou-se à temida lista de EOS (end of support) publicada na página oficial.
E saber, deixam de receber atualizações os seguintes modelos:
- Redmi Note 9
- Redmi 9
- POCO M2
Atingindo os três anos de mercado, deixam de receber updates da MIUI
Ainda que a Xiaomi esteja a melhorar neste quesito, tal como demos a conhecer, para este modelos modestos não chegarão mais atualizações oficiais da MIUI.
Certo é que a fabricante pode ainda mudar de ideias, como frequentemente acontece, mas para já podemos apenas seguir a posição oficiai da marca.
Em princípio, nenhum destes três smartphones Android receberá a MIUI 14. Além disso, não terão mais atualizações de segurança, o que a médio / longo prazo os pode deixar suscetíveis a ataques de hackers e piratas informáticos.
Por fim, se têm algum destes três smartphones Xiaomi, está na hora de começar a pensar em trocar de telemóvel. Felizmente, continuamos a ter excelentes produtos desta marca com boa relação qualidade / preço, tal como este Redmi 12 por menos de 150 €.
Ecrã: 6,67 polegadas AMOLED a 120 Hz
Resolução: 1080 x 2408 pixeis - 700 nits
Processador: Snapdragon 685 (6 nm) da Qualcomm
Câmara: 50 + 8 + 2 MP / 13 MP
Bateria: 5.000 mAh a 33 watts
Dimensões: 165,7 x 76 x 7,9 mm
Peso: 183 gramas
Lançamento: março de 2023
Editores 4gnews recomendam: