Os smartphones dobráveis, a nível comercial, têm-se cingido a dois formatos. Temos o formato livro, que fechado é um smartphone “normal” e aberto é um tablet. E o formato concha, que aberto é um smartphone “normal” e se fecha como se de me uma concha se tratasse para ser mais conveniente de guardar.
Há muito que se fala do desenvolvimento de um outro tipo de smartphone dobrável de formato triplo. Sabe-se que a Huawei está a desenvolver um modelo do género, e o CEO Richard Yu já foi inclusivamente fotografado com uma unidade de teste do mesmo. Mas parece que a Xiaomi também está a trabalhar em algo semelhante.
Xiaomi pode mostrar o smartphone durante o MWC 2025
A notícia é avançada pelo site Playfuldroid que cita o leaker Smart Pikachu, que apresenta um histórico de sucesso nas suas fugas de informação. A fonte afirma que poderemos ver uma o smartphone, ou apenas uma unidade de protótipo durante o Mobile World Congress, em fevereiro de 2025.
Quais as vantagens de um smartphone dobrável triplo? Fechado, a ideia parece ser a de manter um formato clássico. Mas quando aberto, já que tem três partes, permite aos utilizadores poder ter mais informação no ecrã interior.
Quando pensamos num formato deste género, facilmente nos vem à mente a possível fragilidade do equipamento. Se os equipamentos de outros formatos dobráveis são cada vez mais resistentes, o tempo trará seguramente rigidez também a este formato.
A Xiaomi lançou dois novos smartphones dobráveis na China há poucas semanas. Por isso não é de esperar que o equipamento possa ver a luz do dia nas próximas semanas e a data do MWC parece ser um cenário razoável para o ficarmos a conhecer.
Huawei pode lançar dobrável triplo já em setembro
Curiosamente a Huawei planeia começar a vender na China o seu smartphone dobrável triplo já no próximo mês de setembro. O equipamento é esperado em unidades limitadas, mas será um bom cenário de teste para se ficarem a conhecer as qualidades e possíveis debilidades.