Xiaomi e OPPO preparam alternativas aos dobráveis Samsung Galaxy Z

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung prepara atualmente os seus dobráveis de terceira geração, nomeadamente o Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3, com a gigante sul-coreana a querer aumentar as vendas e popularidade no segmento dos smartphones dobráveis em 2021.

Liderando atualmente o mercado global, a Samsung não está, contudo, sozinha nesta corrida. De acordo com os novos relatos, a gigante asiática pode enfrentar agora séria concorrência por parte das rivais chinesas OPPO e Xiaomi.

A concorrência redobrada aos Samsung Galaxy Z

Segundo a publicação DigiTimes, tanto a Xiaomi como a OPPO e a Vivo têm novos smartphones dobráveis nos últimos estágios de desenvolvimento. Existirão pelo menos três smartphones dobráveis que podem ser apresentados até ao final do terceiro trimestre.

Desse modo, até ao fim do próximo mês de setembro poderemos ter pelo menos três novos dobráveis para incutir novo vigor neste segmento. Antes disso, contudo, a Samsung deve apresentar os Galaxy Z Flip 3 e Galazy Z Fold 3 durante o mês de agosto.

Note-se ainda que, apesar de a Xiaomi ter apresentado o seu Mi MIX Fold em março último, o produto custa mais de 1500 euros, não sendo propriamente acessível para as massas. Contudo, o seu próximo dobrável pode chegar ao mercado com preço mais baixo.

O Mi MIX Fold é o mais recente smartphone dobrável da Xiaomi

Com efeito, seguindo a tese avançada pela fonte, a Xiaomi quer colocar no mercado um "dobrável barato". Ainda que neste contexto o sinónimo de barato possa referir-se a um dispositivo de 1 000 euros, seria já bastante mais acessível que o Mi MIX Fold.

Importa também frisar que o Mi MIX Fold está longe de ser perfeito e que é apenas comercializado na China. Apesar de existirem algumas unidades na Europa, distribuídas para efeitos de publicidade às respetivas lojas online, o produto não é oficialmente comercializado fora do seu país natal.

Naturalmente, a Xiaomi quer colmatar esta situação e o seu próximo smartphone dobrável será instrumental para cimentar o crescimento da marca na Europa. Seria um ótimo reforço para esta fabricante que se quer afirmar no segmento premium.

O smartphone com ecrã deslizável da OPPO

O OPPO X 2021 é um conceito irreverente que nos mostra um smartphone cujo ecrã pode aumentar, ou diminuir consoante as necessidades do utilizador. Acima vemos esse mesmo dispositivo em funcionamento com o seu mecanismo de expansão ou retração do ecrã de forma sustentada.

Também este dispositivo poderá apresentar-se como concorrência aos próximos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3, ainda que a fabricante nunca tenha expressado a sua intenção de comercializar o produto.

Mesmo assim, a fonte em questão acredita que a OPPO pode agora lançar o produto no mercado durante o próximo trimestre. Caso tal venha a acontecer, será uma aposta de peso por parte desta fabricante que também cresce bastante na Europa.

Por fim, também a Vivo estará a preparar um smartphone com ecrã deslizável. Até ao momento não vimos imagens fidedignas do produto, mas o mesmo também estará a ser preparado pela fabricante.

Vale ainda frisar que, de acordo com várias previsões, o nicho dos smartphones dobráveis pode ultrapassar os 10 milhões de unidades vendidas durante o próximo ano. É, sem sombra de dúvida, um segmento em expansão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos: se não queres pagar, esta é a ferramenta mais importante!
  • IDC prevê novo 'boom' no mercado de smartphones durante 2021
  • 3 produtos Xiaomi que vais querer comprar para o Verão
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.