Xiaomi e OPPO podem oferecer esta tecnologia disruptiva já em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi apresentou a sua tecnologia HyperCharge a 200 W no final de maio de 2021 ainda em fase de desenvolvimento e testes, mas sendo rapidamente seguida por mais fabricantes como a OPPO que também começou a trabalhar num padrão similar.

Agora, em 2022, ambas as fabricantes asiáticas estarão prontas, ou próximo disso, para colocar no mercado as primeiras soluções viáveis para o grande público, de acordo com as mais recentes informações avançadas pelo leaker Digital Chat Station @DCS.

Carregamento mais rápido dos smartphones Xiaomi e OPPO

Com efeito, a fonte afirma que, muito em breve, veremos as primeiras soluções de carregamento rápido a 200 W a chegar ao mercado durante este ano. Será, mais ainda, pela mão da Xiaomi e pela OPPO que tal proeza (e comodidade para o utilizador) terá lugar ao longo dos próximos meses.

Na prática, isto significa que alguns dos próximos smartphones topo de gama das supracitadas fabricantes podem chegar às lojas com carregadores a 200 W, bem como a tecnologia necessária para que os respetivos telefones a suportem.

Por outro lado, podemos ter alguns smartphones a suportar este padrão de carga a 200 W, mas cujo carregador USB / adaptador terá que ser adquirido separadamente. Ambas as hipóteses são, para já, válidas até disposição em contrário.

0-100% de bateria com apenas 8 minutos de carregamento

A propósito, recordamos a tecnologia apresentada pela marca de Lei Jun com o Xiaomi Mi 11 Pro, conseguindo este padrão carregar totalmente (0-100%) uma bateria de 4 000 mAh de capacidade em menos de 8 minutos.

Aliás, bastariam 3 minutos de carregamento para atingir 50% da capacidade de carga e uns meros 44 segundos para chegar aos 10% de acordo com os dados e testes divulgados pela fabricante.

Estas foram as métricas e tecnologia apresentada pela Xiaomi em maio de 2021, sem que desde então fossem divulgadas mais informações a propósito do padrão HyperCharge.

Uso comercial pode ser uma realidade com os próximos smartphones OPPO e Xiaomi

Ainda que de momento não haja confirmação da aplicação comercial deste padrão, é provável que tal se venha a materializar ao longo de 2022. A previsão mais favorável colocaria a OPPO a integrar tal padrão nos seus próximos Find X4 Pro.

Por outro lado, a Xiaomi ainda deve apresentar o Xiaomi 12 Ultra, ou MIX 5 Pro durante a segunda metade do ano. Aí, aponta-se também a produção em massa das soluções de carga (mais) rápida para os equipamentos da Xiaomi.

Entretanto, a OPPO deve normalizar o padrão de carregamento rápido a 125 W nos seus dispositivos móveis de gama alta e gama média / alta. A saber, na linha OPPO Find X4, bem como nos próximos OPPO Reno a chegar ao mercado em 2022.

Em síntese, esta será uma tecnologia disruptiva a chegar às mãos dos consumidores no futuro próximo. Ainda que a calendarização exata possa variar, damos como certa a sua eventual distribuição e normalização nos nossos dispositivos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 10 Pro é oficial: um 'monstro' em que (ainda) não podes tocar
  • NOS é a operadora com rede móvel mais rápida em Portugal
  • POCO X4 NFC: próximo smartphone Xiaomi promete surpreender em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.