Smartphone dobrável da Xiaomi à vista nestas novas imagens

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Tudo aponta para que 2019 seja o ano em que muitas fabricantes apostam em smartphones dobráveis. A Samsung continua a fazer "tease" e a Huawei já confirmou que vai lançar um equipamento do género.

A Xiaomi também vai entrar na corrida com a sua aposta. A fabricante chinesa fez declarações oficiais e já temos alguns renders do que poderá ser o primeiro smartphone dobrável da marca.

Estes renders chegam-nos através da LetsgoDigital e parece ir de encontro ao que temos visto ser a tendência deste novo tipo de smartphone.

Xiaomi ultrapassou várias dificuldades para trazer este smartphone à vida

A declaração oficial da Xiaomi esclarece-nos um pouco sobre o contexto da criação do smartphone. Em primeiro lugar a fabricante menciona as dificuldades que a fabricação de um equipamento dobrável traz.

A Xiaomi afirma ainda que está tudo a ser desenvolvido internamente, apenas com parcerias a nível do fornecimento dos materiais. O design, mecanismo dobrável e adaptacão ao MIUI está tudo a cargo da fabricante chinesa.

Em segundo lugar a Xiaomi declara que será a primeira a trazer um dispositivo dobrável com três formatos diferentes. Parece que, à semelhança dos portáteis híbridos, vamos ter três posições: dobra única, dupla dobra e modo tablet.

Os renders 3D da LetsGoDigital providenciam uma amostra visual do que poderemos ver. Aqui está um smartphone com uma dupla dobra inferior. Ao dobrar ficas com um ecrã central.

De seguida, ao desdobrar o equipamento temos um painel de maior tamanho, que será semelhante a um tablet. Contudo, parece ainda haver um terceiro modo de utilização. Como podemos ver nos renders, quando fechas o smartphone parece sugerir uma espécie de modo "tenda" onde o dispositivo fica elevado.

Algo que os renders não incluem são as câmaras. O seu posicionamento podia possivelmente ser o centro do ecrã, armazenando os sensores. As restantes características ficam ao critério da nossa imaginação.

Em relação à nomenclatura, a empresa chinesa está a considerar algumas possibilidades. Xiaomi Dual Flex ou Xiaomi MIX Flex são alguns dos nomes. O "MIX" pode significar que o smartphone dobrável faça parte da mesma linha que nos trouxe o Mi Mix 3.

Em suma, a Xiaomi tem reputação de trazer gradualmente smartphones inovadores. O mencionado Mi Mix 3 trouxe a sua câmara em slider bastante interessante. A estrutura do smartphone convencional está a mudar e as empresas estão a fazer os primeiros esforços para acompanhar.

Editores 4gnews recomendam:

Redmi Note 7 alcança 1 milhão de vendas no primeiro mês

OnePlus 6 e 6T recebem atualização com integração do Google Duo

Pushbullet é a mais recente aplicação a receber suporte para ‘Dark Mode’

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.