Xiaomi disponibiliza a MIUI 12 baseada no Android 12 para estes smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google disponibilizou a primeira versão geral de testes (beta) no passado mês de maio, primeiramente para os seus smartphones da linha Pixel. Entretanto, fabricantes como a Xiaomi, com parceria estabelecida com a gigante das pesquisas também tiveram direito a estes primeiras compilações da próxima grande versão do sistema operativo Android.

Não obstante, estas primeiras versões de teste mais não eram que firmware puro (AOSP). Sem adaptações das fabricantes, ou muito poucas na maioria dos casos. Note-se, contudo, que nas versões globais disponíveis para o grande público as fabricantes responsáveis operam sempre as suas alterações e personalizações. Por outras palavras, as respetivas skins ou interfaces.

Ainda em fase beta, a MIUI 12 já se adaptou ao novo Android 12

Desse modo, é com naturalidade que vemos agora a chinesa Xiaomi, uma das parceiras da Google, a testar a sua interface MIUI 12 já baseada no Android 12. Trata-se de uma versão experimental de testes, mas incorpora já as novidades da próxima versão.

Sendo a Xiaomi uma das parceiras eleitas para o programa beta do Android 12 - para as versões de teste público - há oito smartphones Xiaomi que agora podem testar a interface própria da marca, a MIUI 12 baseada no Android 12.

A saber:

  • Mi 11 Ultra
  • Mi 11 Pro
  • Mi 10 Ultra
  • Mi 10 Pro
  • Mi 10
  • Mi 10T Pro
  • Mi 10T
  • Redmi K30S Ultra

Importa frisar que até ao momento já os Mi 11 Ultra, Mi 11, Mi 11X Pro, e Mi 11i tiveram oportunidade de testar a versão beta do Android 12, mas na sua versão "pura" no último mês. Isto é, tal como a mesma é disponibilizada pela Google, sem alterações.

O que agora muda é o facto de a Xiaomi disponibilizar uma versão da sua MIUI 12 baseada já no Android 12. É, para já, uma versão de testes, mas estará suficientemente estável para a disponibilizarem aos utilizadores interessados.

O Android 12 é a próxima versão do sistema operativo da Google

A notícia foi avançada primeiramente pela publicação Xiaomiui, que nos colocou a par do início desta distribuição de software.

Importa ainda frisar que de momento não sabemos qual será a versão final, estável e global, a chegar ao grande público. Isto é, não é do conhecimento público se o Android 12 chegará aos utilizadores Xiaomi através da MIUI 12.5 (versão atual), ou MIUI 13.

Esperamos, contudo, que seja este último caso, a MIUI 13. Desse modo, os utilizadores teriam não só a mais recente versão da interface da marca, bem como a mais recente versão do sistema operativo Android da Google.

Por fim, a versão final do Android 12 da Google deve ser disponibilizada globalmente em agosto próximo. Até lá, veremos mais fabricantes a testar as primeiras compilações desta versão.

Editores 4gnews recomendam:

  • 23 jogos e apps boas demais para serem grátis na Google Play Store
  • Netflix vai ter jogos no catálogo, e já se sabe quando
  • WhatsApp dá passo importante para cumprir um grande desejo dos utilizadores
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.