Xiaomi lança serviço de personalização no SU7 Ultra
Depois de se ver a braços com uma situação caricata e perigosa com o elétrico SU7, a Xiaomi coloca em prática uma nova estratégia para se afirmar mais no mercado chinês, desafiando agora marcas de luxo como a Porsche.
Recentemente, a marca chinesa lançou um serviço de personalização para o modelo SU7 Ultra. Por cerca de 12 mil euros, os clientes vão passar a poder escolher várias formas para colocar o carro mesmo à sua medida – entre as opções estão a pintura e acabamentos (via Razão Automóvel).
A ideia deste novo serviço é atrair clientes que querem exclusividade aliada a desempenho, características associadas a marcas de luxo como a Porsche. E ainda que a estratégia seja ousada, a Xiaomi tem algo que a pode ajudar.
No mercado chinês, frequentemente o Xiaomi SU7 Ultra é comparado ao Porsche Taycan. E o que ajuda a marca chinesa é que o modelo Ultra é significativamente mais barato que o modelo Porsche naquele mercado. E agora com o serviço de personalização, muito mais o SU7 Ultra se aproxima do seu rival Porsche.
Porsche debate-se no mercado chinês
E nos últimos meses, a Porsche tem enfrentado várias dificuldades no mercado chinês que se refletem nas suas vendas. A concorrência das marcas locais – como a Xiaomi e a BYD, só para falar de algumas – é bastante forte, devido aos preços competitivos.
Esta concorrência feroz pode obrigar a Porsche a repensar toda a estratégia para um mercado tão importante como é o chinês. Recorde-se que a China é um dos maiores mercados do mundo, no que respeita também a veículos elétricos.
Ainda para mais, a Porsche dispõe igualmente de um serviço de personalização para os seus modelos que é responsável por gerar milhares de milhões da sua receita. Mas será que isso chega para enfrentar concorrência como a Xiaomi?