Recentemente, a Xiaomi revelou o novo Super Xiao AI. Como o nome faz antever, trata-se do assistente de Inteligência Artificial (IA) da marca. A questão é que este tem dado que falar por ser, supostamente, muito parecido ao que vemos no Apple Intelligence.
Nas redes sociais, é possível ir lendo alguns comentários de fãs que consideram que se trata de uma espécie de cópia da versão da Apple. Na publicação em baixo, feita no X, antigo Twitter, tens um elemento de comparação.
O que dizem os utilizadores?
Como podes ver nos comentários, a maioria das utilizadores critica a Xiaomi pelas parecenças que identificam. Nesse sentido, o user @Abhi_nnav, por exemplo, refere: “trabalhar na Xiaomi é incrivelmente simples, tudo o que precisas é de copiar e colar”.
No mesmo sentido, há também vários utilizadores que comentam o facto do logotipo ser exatamente igual. Ao olhar para as duas imagens, efetivamente é possível ver que o desenho é igual e surge, em ambos os casos, à esquerda de uma barra de pesquisa.
Tanto para a Xiaomi como para a Apple, esta tem a mesma forma e diz “Enter Your Prompts”. De acordo com a Tech Radar, o assistente de IA da Xiaomi também inclui a nova atualização do Writing Tools da Apple, feito através do iOS 18.2.
Quanto a esta alegada cópia, muitos fãs também brincam com o facto da Xiaomi se ter enganado no segmento “Proofreading”. Pelo menos em termos estéticos, já que, como dá para ver em cima, o “g” aparece numa linha diferente.
É a primeira vez que a Xiaomi “faz lembrar” a Apple?
Como refere a mesma fonte de informação, não é a primeira vez em que, supostamente, a Xiaomi se foi inspirar na Apple. Segundo a Tech Radar, também o sistema operativo MIUI tinha muitas semelhanças com o Control Centrar da Apple no iOS 17, em termos de design.
Se a intenção da Xiaomi foi essa ou não, isso só a marca saberá. No entanto, não deixa de ser curioso que, até em lojas da própria marca, a Apple já tenha sido lembrada, como podes ver em cima. Tal como a 4gnews noticiou, há algum tempo, foram gravados iPhones e iPads, nas escadas de uma loja da Xiaomi na China.
De qualquer forma, a verdade é que a Xiaomi tem assim um novo assistente de IA atualizado. No entender da marca, este é “pensativo e capaz” de executar tarefas mais complicadas do que a versão anterior.