Xiaomi confirma o novo Snapdragon 888 da Qualcomm para os Mi 11

Rui Bacelar
Comentar

Lei Jun, CEO da Xiaomi, deu a saber que os smartphones Xiaomi Mi 11 e Mi 11 Pro estarão entre os primeiros a chegar ao mercado com o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 888. Esta plataforma de luxo foca-se no 5G e na velocidade!

Através dos vários canais institucionais, a "máquina" de marketing da fabricante chinesa já revelou a grande novidade. Apesar de expectável se tivermos em consideração o histórico da marca, é sempre uma boa notícia para os consumidores e fãs da marca.

O Snapdragon 888 estará presente nos Xiaomi Mi 11

Let's hear what our Founder, Chairman, and CEO @Leijun has to say about the new powerful #Snapdragon888 and our upcoming flagship #Mi11! #InnovationForEveryone #SnapdragonSummit pic.twitter.com/amnj4CN7D6

— Xiaomi (@Xiaomi) 1 de dezembro de 2020

O anúncio da Xiaomi foi feito minutos após a apresentação oficial do novo SoC da Qualcomm durante o primeiro dia da Snapdragon Summit, a conferência anual da fabricante norte-americana de chips, componentes e tecnologias para dispositivos móveis.

De acordo com os rumores, os novos smartphones Xiaomi Mi 11 e Xiaomi Mi 11 Pro podem ser apresentados em janeiro, com possível chegada ao mercado no final desse mês, ou início de fevereiro. Agora, já sabemos qual será o "coração" de ambos.

O processador, chipset ou plataforma móvel (SoC) é o componente mais importante de todo e qualquer smartphone. É o motor que ditará o desempenho do terminal, facilitará a chegada de novas atualizações de software e garantirá uma utilização estável.

Confirma-se a série Mi 11 no seio da Xiaomi

Are you excited for our latest flagship #Mi11 powered by the most powerful @Qualcomm chipset to date? Stay tuned! #InnovationForEveryone pic.twitter.com/MUFc251Dkw

— Xiaomi (@Xiaomi) 1 de dezembro de 2020

O anúncio entusiástico tem razão de ser. A Xiaomi é uma das fabricantes em maior crescimento em diversos mercados, ocupando globalmente a quarta posição e pode muito em breve chegar a terceiro lugar. Para tal, os próximo Mi 11 serão instrumentais.

Caso a Xiaomi consiga ser a primeira fabricante a colocar no mercado um smartphone com o Snapdragon 888 seria uma afirmação positiva. Aliás, a empresa de Lei Jun tem um bom histórico no lançamento em tempo recorde de novas tecnologias.

Prometendo o mais poderoso processador da Qualcomm até à data, construído com litografia de 5 nanómetros, o Snapdragon 888 será radicalmente mais eficiente no consumo energético. Isto aumentará a autonomia e o desempenho dos dispositivos.

A Qualcomm já revelou o SoC mais cobiçado de 2021

O novo Snapdragon 888 da Qualcomm permite jogar a 144 fps em ecrãs que o suportem, tem uma GPU poderosa e atualizável, além de um processador de imagem (IPS) 35% mais veloz ao computar grandes imagens. É um grande salto no poder computacional que poderá ser aproveitado e explorado por novos ecrãs, novos sensores fotográficos e que abre lugar a poderosas aplicações.

Segundo a Qualcomm, o novo Snapdragon 888 é capaz de debitar 26 TOPS (unidade de medida - Tera Operations Per Second), ao passo que o atual Snapdragon 865 chega aos 15 TOPS e o novo M1 da Apple fica pelos 11 TOPS.

Mais ainda, integrado no SoC temos um novo modem, o Snapdragon X60 5G que suporta as frequências sub-6 e mmWave que compõem o espectro comercial das redes 5G.

Por fim, temos ainda um novo chip integrado que introduz o padrão Wi-Fi 6E (próximo da frequência a 6 GHz) para acesso mais rápido à internet sem-fios, além do suporte para Bluetooth 5.2.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.