Durante a entrega de algumas unidades do novo elétrico SU7 aos seus proprietários, Lei Jun, CEO da Xiaomi, confessou que as vendas do modelo estão a exceder todas as expetativas.
Assumiu o responsável máximo da empresa que o primeiro veículo elétrico da Xiaomi está a vender três a cinco vezes mais do que o esperado.
Xiaomi questionada sobre o futuro dos seus carros elétricos
A confissão de Lei Jun foi transmitida na rede social chinesa Douyin – o equivalente ao TikTok ocidental – e foi ouvida por mais de 34 milhões de pessoas. Na mesma sessão, o responsável máximo da Xiaomi foi também questionado sobre os planos futuros da empresa na área de veículos elétricos.
Lei Jun revelou que a marca não tem planos para construir um modelo off-road e que vai concentrar os seus recursos e esforços no conhecido SU7. Para comprovar esta estratégia, o responsável garantiu que “se existir algum problema ao nível do software, este será resolvido o mais rapidamente possível”.
Lei Jun foi também questionado sobre se a Xiaomi tem planos para construir um veículo utilitário desportivo. Mas, infelizmente, o responsável remeteu-se ao silêncio sobre este assunto.
De acordo com o plano da Xiaomi, ainda durante este mês a marca vai entregar modelos Max do SU7, sendo que as versões Pro vão ser entregues até ao final de maio.
SU7 pode trazer prejuízo à Xiaomi
Ainda que o SU7 esteja a registar um sucesso e vendas acima do esperado, os analistas de mercado estimam que a Xiaomi possa registar perdas significativas com o seu primeiro veículo elétrico.
Com um volume projetado de produção de 60 mil unidades este ano, os analistas estimam que o SU7 pode gerar um prejuízo líquido na ordem dos 530 milhões de euros.