
Tempo de espera é quase de um ano
Se em agosto, a Xiaomi entregou mais de 30 mil carros, em setembro superou-se e conseguiu entregar mais de 40 mil unidades, batendo mais uma vez um recorde seu. Mas, apesar de estar a conseguir agilizar a entrega de veículos, a espera pelos elétricos chineses continua a ser demasiado longa.
De acordo com dados divulgados pela imprensa, quem encomendar hoje o Xiaomi SU7 tem uma espera de 38 longas semanas para receber o modelo em casa. A situação piora com o mais recente YU7. Encomendar este elétrico hoje dá direito a uma espera de 48 semanas, quase um ano.
Este é um problema recorrente que a Xiaomi está desesperadamente a tentar resolver. A aceleração nas entregas está diretamente relacionada com um rápido aumento na capacidade de produção.
Mas mesmo com estes números recorde, a linha de produção da marca chinesa está sob forte pressão. É que um período de espera demasiado longo pode “arrefecer” a procura pelos elétricos, com potenciais compradores a “fugirem” para a concorrência.
Xiaomi supera Tesla em apenas um ano
Apesar de estar a sentir toda esta pressão na sua linha de produção, a Xiaomi tem razões para celebrar. Em apenas um ano conseguiu superar a rival Tesla, na entrega de elétricos.
Em junho de 2012, a empresa de Elon Musk lançou o Model S. Mas só no terceiro trimestre de 2020 é que a Tesla conseguiu ultrapassar o marco de mais de 40 mil veículos entregues num único mês.
Por outras palavras, precisou de oito anos para fazer o que a Xiaomi conseguiu em apenas um ano.