Xiaomi anuncia a sua Digital Car Key em parceria com a BMW

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O segmento automóvel representa uma das novas e maiores ambições da fabricante chinesa de smartphones Android. Com um veículo elétrico a caminho do asfalto até ao final de 2024, a Xiaomi anunciou agora a sua Digital Car Key em parceria com a BMW.

Tal como a Apple o fez em 2020, sucedida por várias fabricantes Android nesta mesma área, também a Xiaomi deu a conhecer a sua chave digital para os novos veículos. Sucintamente, podes ter a tua chave do carro armazenada no teu smartphone Xiaomi.

Chave digital chega aos smartphones Xiaomi no 2.º semestre de 2023

Xiaomi BMW

O busílis da questão, para a nova Xiaomi Digital Car Key, reside na parceria com a BMW. Esta é uma das gigantes do mundo automóvel para concretizar o projeto ora apresentado no MWC 2023.

Note-se que este foi um dos maiores anúncios da fabricante de Lei Jun após revelar os seus novos smartphones topo de gama, a Xiaomi 13 Series. Além disso, a chave digital será compatível apenas com os modelos mais recentes de automóveis BMW.

Representante da BMW subiu ao palco durante a apresentação dos Xiaomi 13

Both #Xiaomi13 and #Xiaomi13Pro now offer the Digital car key feature, in partnership with Google and BMW. Use your phone to lock, unlock, and start your car, and manage the key with friends and family within Google Wallet. pic.twitter.com/lVWBnZthJJ

— Lei Jun (@leijun) 26 de fevereiro de 2023

Foi durante o evento de apresentação dos novos telemóveis Xiaomi que um representante da BMW subiu ao palco para anunciar este produto, desenvolvido por ambas as empresas. Barcelona foi assim o palco escolhido para este anúncio promissor, cujo produto ficará disponível a partir do segundo trimestre de 2023.

Portanto, se têm um smartphone Xiaomi e possuem um veículo automóvel da BMW, (ainda) este ano poderão deixar a chave física em casa e usar o telemóvel para esse efeito. Note-se, porém, que a Xiaomi Digital Car Key é compatível com os modelos mais recentes de automóveis BMW.

Compatibilidade garantida com a Google Wallet

3) Digital Car Key support (both using and sharing) is coming to select Xiaomi devices. Plus, the ability to share DCKs is coming soon to Samsung phones that already support using them. DCK is also expanding across more car brands.

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 5 de janeiro de 2023

Tirando também partido da plataforma Android Auto, da Google, a nova Xiaomi Digital Car Key permitirá fechar, abrir e até ligar o motor do nosso veículo automóvel. É uma opção versátil e útil, sobretudo se quiserem emprestar o carro a alguém.

Por outro lado, a parceria com a BMW coloca a chinesa Xiaomi no coração industrial da Europa, bem como a recente parceria com a Leica, duas potências alemãs. São passos fortes rumo à implementação no tecido sócio-cultural europeu e respetivo mercado.

Note-se ainda que a Xiaomi Digital Car Key afirma usar tecnologia de encriptação para evitar acessos não autorizados ao veículo. Ademais, é um dos produtos que receberá atualizações e melhorias periódicas visando garantir a sua integridade e segurança.

Por fim, a disponibilidade da Xiaomi Digital Car Key foi apontada para o segundo trimestre do ano, com distribuição alargada durante o segundo semestre do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.