Xiaomi segue exemplo da Apple
As novas informações chegam através do leaker Digital Chat Station que, na rede social chinesa Weibo, avança que a série Xiaomi 16 vai ter quatro novos modelos. O quarto elemento vai ser o novo Xiaomi 16 Pro Mini (nome provisório) que vai ser um compacto com um ecrã de 6,3 polegadas.
Mas, de acordo com o conhecido leaker, a Xiaomi vai seguir o exemplo da Apple e colocar o seu módulo de câmara traseira numa faixa horizontal. Mas há mais. O Xiaomi 16 Ultra pode adotar um novo nome: Xiaomi 16 Pro Max.
Ao que tudo indica, a Xiaomi quer mesmo seguir à risca a estratégia da rival Apple, até na designação comercial dos seus smartphones.
Passemos agora aos atributos da nova série Xiaomi 16. O terminal Pro “normal” vai contar com um ecrã de 6,8 polegadas, mas ambos os modelos Pro vão estar equipados com um sensor telefoto periscópio, com uma resolução e zoom ótico ainda desconhecidos.
Outra grande novidade é que o Xiaomi 16 Ultra (ou 16 Pro Max) vai incluir um ecrã secundário no painel traseiro, à semelhança do que aconteceu com o Xiaomi Mi 11 Ultra. De resto, é esperado que todos os terminais da nova série Xiaomi 16 estejam equipados com o processador Snapdragon 8 Elite 2, que será lançado em setembro deste ano.
Recorde-se que a geração Xiaomi 16 será lançada, numa primeira fase, na China – possivelmente em outubro. Já o mercado global só deverá receber os novos smartphones no primeiro trimestre de 2026.