A tecnológica chinesa liderada por Lei Jun acaba de lançar o tão antecipado smartphone dobrável de terceira geração para coroar a sua apresentação de verão. Em causa está o Xiaomi MIX Fold 3, o dobrável mais fino da marca, com um poderoso sistema de câmaras fotográficas LEICA. Algo que partilhará com o futuro Xiaomi 14.
Agora que já temos a nova geração de dobráveis da marca, temos também os primeiros detalhes sobre a próxima geração de topos de gama da marca a chegar no final de 2023 à China e no início de 2024 ao resto do Mundo. Em causa estão os Xiaomi 14 a chegar às lojas, provavelmente, durante o primeiro trimestre do próximo ano.
Gama de smartphones Xiaomi 14 chega à Europa no 1.º trimestre de 2024
As fugas de informação, divulgadas através da rede social chinesa Weibo, apontam a utilização deste mesmo sistema de câmaras fotográficas apresentado com o MIX Fold 3 no próximo Xiaomi 14.
Em causa está um poderoso sistema com duas câmaras dedicadas à ampliação ótica, o zoom ótico da imagem com lentes de 3,2 vezes e de 5 vezes (ótica periscópica).
Esta combinação é particularmente prodigiosa se tivermos em consideração a sua implementação num telemóvel que, quando aberto, tem cerca de 5 mm de espessura (e 11 mm quando fechado).
Ou seja, conseguimos encaixar vários componentes físico necessários à ampliação ótica num corpo extremamente fino, algo de muito significativo.
Será, segundo apontam agora os leakers, esta mesma dupla de câmaras fotográficas dotadas de ampliação ótica, que também marcará presença no próximo Xiaomi 14. Certo é, porém, que a apresentação deste modelo está ainda a vários meses de distância.
Câmara fotográfica com duas óticas dotadas de zoom ótico de até 5x
Ainda assim, teremos então um sistema de câmara quádrupla nos Xiaomi 14 (possivelmente o modelo Pro). Ou mesmo tripla no modelo base, abdicando da ótica ultra-grande angular ou mais provavelmente da ótica periscópica.
Em todo o caso, este sistema de câmara dupla com zoom entrega ao utilizador uma capacidade de ampliação de até 5 vezes sem perder qualidade. Na prática teremos então uma ótica com distância focal equivalente a 75 mm e outra de 115 mm telefoto.
O telemóvel será alimentado pelo processador de próxima geração da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3 ainda por apresentar. O chipset será fabricado pela TSMC com a configuração de 1 + 5 + 2 com um grande núcleo, cinco núcleos médios e 2 núcleos menores para as tarefas básicas.
Por fim, a gama Xiaomi 14 deve manter os preços da atual gama Xiaomi 13, bem como as configurações de memória a começar nos 8 GB.+ 128 GB, ainda que seja manifestamente precoce para ter certezas.
Editores 4gnews recomendam: