Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 13T review: a (boa) cura para o smartphone comum

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 12 min.

Os reforços de outono da linha "T" trazem grande valor acrescentado para os consumidores que procuram a melhor relação qualidade / preço no segmento de gama média premium ou gama média / alta. Em todo o caso, o Xiaomi 13T apresenta-se como sucessor à altura do Xiaomi 12T com desempenho muito bom, capacidades fotográficas avançadas e autonomia média, tudo ao sabor da MIUI.

Apresentado a 26 de setembro de 2023, o Xiaomi 13T chegou a Portugal por 649,99 €, ao passo que a versão Pro já começa nos 899,99 €. O preço pode ainda ser considerado competitivo face aos valores praticados pelos topos de gama atuais, os ditos flagships de cada uma das grandes marcas.

smartphone Xiaomi 13T

Caraterísticas principais do Xiaomi 13T

  • Ecrã: AMOLED de 6,67'' a 120 Hz com resolução 2K (1220 x 2712 pixeis), brilho máximo de 2 600 nits
  • Processador: Dimensity 8200 Ultra (4 nm) da MediaTek (octa-core até 3,1 GHz)
  • RAM: desde 8 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Câmaras: 50 MP (principal), 50 MP (telefoto), 12 MP (ultra grande angular) / 20 MP (frontal)
  • Certificação: IP68
  • Áudio: Altifalantes estéreo
  • Bateria: 5 000 mAh, carregamento a 67 W
  • Atualizações: 4 anos de Sistema / 5 anos de Segurança

Unboxing ao Xiaomi 13T

Xiaomi 13T
Acessórios incluídos e componentes da caixa do smartphone.

A experiência de unboxing é gratificante uma vez que o telemóvel vem acompanhado de todos os acessórios essenciais. Além do telefone temos o cabo USB-C para USB-C de carregamento, e o adaptador USB (carregador) a 67 também incluído.

Xiaomi 13T
Carregador / adaptador USB a 67 W incluído com o smartphone.

Podemos ainda encontrar uma capa de proteção transparente, em plástico TPU, junta com os documentos e guia de iniciação rápida do produto. Temos também a ferramenta / pino para ejeção do tabuleiro dos cartões SIM, fácil de detetar.

Xiaomi 13T
Aspeto da capa de proteção em plástico TPU aplicada ao smartphone.

Toda a caixa do smartphone é construída em cartão rígido, com pouco plástico presente (se algum). Face ao exposto, considero uma mais-valia termos a capa e o carregador incluído, algo que raramente se verifica nos smartphones de gama mais alta.

Design e construção do Xiaomi 13T

Xiaomi 13T
A superfície refletiva, em plástico, do smartphone.

Fino, angular, leve e com traços bem definidos, este é o Xiaomi 13T e rompe com os antecessores da gama 12T. Em vez do vidro na traseira temos agora o plástico bem trabalhado com acabamento brilhante (com vários esquemas de cor) e boa sensação na mão.

As mudanças nesta geração facilitam a sua utilização com uma só mão, estando o telefone mais leve (193 gramas) face ao antecessor (202 gramas). Mantém-se a estrutura lateral e interna em plástico, sem apresentar rangidos preocupantes.

Xiaomi 13T
Smartphone (sem capa) e respetivo carregador / adaptador USB.

Temos aqui a certificação IP68 que lhe confere resistência à prova de água (doce) até 1,5 metros de profundidade. É um bom garante de durabilidade num equipamento deste valor, que acredito ser bastante benéfico para qualquer utilizador.

Em suma, o design rasga com a geração anterior e acompanha a atual gama Xiaomi 13, com algumas particularidades, sobretudo no módulo das câmaras fotográficas. Aí, o design angular encontra o seu expoente máximo com o aspeto deste elemento.

Xiaomi 13T
Pormenor do módulo de câmaras do smartphone.

Dito isto, o smartphone Xiaomi 13T é totalmente construído em plástico, mas um bom tipo de plástico. Os botões e demais componentes são também construídos neste material e, tirando a falta de um "clique" firme, não tenho razões de queixa.

Xiaomi 13T
Lateral direita do telefone e respetivos botões (On/Off e Seletor de Volume).

A porção inferior apresenta-nos o altifalante principal - temos dois neste smartphone para efeito estéreo - além da porta USB do Tipo C. Temos também o microfone principal e o tabuleiro para dois cartões nano-SIM. Note-se a estrutura em plástico sem brilho.

Xiaomi 13T
Aresta inferior do smartphone e respetivos componentes.

Por outro lado, e sobretudo no esquema de cor em preto, com acabamento brilhante, a sujidade e dedadas são uma constante. É aqui, sim, que podemos apontar esta realidade, ainda que o aspeto reluzente do telefone tenha certamente alguns adeptos.

Xiaomi 13T
Aresta superior do smartphone e respetivos componentes.

A porção ou aresta superior do smartphone apresenta o microfone secundário, a porta de infravermelhos (IR), além do altifalante secundário, este ano mais discreto (com dois orifícios), mas igualmente poderoso com boa qualidade geral de som (suporta Dolby Atmos).

Por outro lado, a aresta esquerda não apresenta qualquer componente. Dito isto, considero a qualidade de construção boa, adequada a um telefone de gama média, ainda que prefira o vidro da geração anterior, dando-lhe um toque mais premium.

Xiaomi 13T
Pormenor do módulo de câmaras do smartphone.

Não obstante, o telefone está mais leve e mais agradável de segurar na mão, o que é uma imediata vantagem. Tem um design peculiar para o módulo de câmaras fotográficas e aspeto geral mais angular, algo à imagem dos Xiaomi 13 e dos atuais iPhone.

Ecrã do Xiaomi 13T

Xiaomi 13T

O ecrã do Xiaomi 13T é um dos notórios pontos de melhoria face à geração anterior. Temos aqui um ecrã CrystalRes de 6,67" que suporta uma taxa de atualização de até 144 Hz, com uma resolução de 1,5K (2712 x 1220). Ou seja, bom tamanho, boa resolução e ótima taxa de atualização da imagem.

As margens são reduzidas, com cantos arredondados e uma câmara fotográfica frontal, no topo, ao centro. Este ecrã seduz com o alto brilho de 1200nits que apresenta um pico de brilho de até 2600nits. Além disso, oferece 100% de cobertura DCI-P33 com suporte para 68 mil milhões de cores.

Xiaomi 13T
Opções da taxa de atualização da imagem.

Não se tratando de um painel LTPO AMOLED a taxa de atualização não é tão dinâmica como nesses painéis, mas temos um ajuste inteligente a ser operado pelo telefone. É esta a opção que vão querer manter (ativa por predefinição) na maioria dos casos.

O seu ecrã é revestido pelo vidro Gorilla Glass 5 da Corning que já nos dá uma boa resistência a riscos (e algumas quedas). Em todo o caso, o Xiaomi 13T já traz uma película de proteção do ecrã aplicada, acrescentando também aqui mais valor ao produto.

Xiaomi 13T
Opções do modo de exibição do ecrã (Definições).

Em suma, este é um bom (a muito bom) ecrã, ideal para consumo multimédia e jogos, mesmo sob a luz solar intensa, com os compromissos habituais de um “não topo de gama”.

Qualidade de áudio do Xiaomi 13T

Xiaomi 13T

Boa, mas não excelente. Suficientemente envolvente para nos dar uma boa experiência durante jogos (em que o estéreo é crucial para determinar direções), além de música, vídeos e demais aplicações de entretenimento geral neste smartphone Android.

Em todo o caso, é apenas natural que o corpo deste som não seja tão cativante como o de modelos topo de gama, ou com maiores dimensões. Além disso, para o seu tamanho, temos já uma experiência bastante agradável, sem queixas neste ponto.

Importa ainda frisar que não temos uma entrada P2, a porta áudio jack de 3,5 mm, ainda que isso seja um "não-problema" para a maioria dos utilizadores em 2023.

Desempenho do Xiaomi 13T

Xiaomi
Resultados obtidos na aplicação de teste Geekbench (v6).

O smartphone está equipado com um processador MediaTek Dimensity 8200-Ultra, construído para uma eficiência energética melhorada, utilizando o mais recente processo TSMC 4 nm que permite melhorias no desempenho do CPU e do GPU.

Além disso, a dissipação térmica na série Xiaomi 13T é melhorada com uma placa de imersão em aço inoxidável VC de 5000 mm2, garantindo que os smartphones permaneçam mais frios, algo que nem sempre se verifica durante as sessões de jogo.

Xiaomi 13T
Menu das definições gerais Sobre o telemóvel.

O utilizador tem ainda 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento no seu smartphone, valores absolutamente satisfatórios para 90% dos cenários de utilização. Dito isto, o seu desempenho pode ser classificado como rápido e muito bom.

Em suma, durante a utilização diária não notei qualquer travamento ou potencial lentidão. O telefone sempre deu resposta às aplicações e tarefas comuns, além de se portar muito bem alguns jogos mais intensos.

Interface MIUI no Xiaomi 13T

Xiaomi 13T

O Xiaomi 13T utiliza à data do teste o sistema operativo Android 13 da Google, revestido pela interface própria da marca, a MIUI 14. A experiência de utilização é gratificante, com animações suaves, efeitos sonoros baseados na natureza e uma aparência de leveza.

Há bastantes opções de personalização, podendo ser vista como uma versão mais colorida, mais vibrante e dinâmica da perceção geral do Android "puro". Tem vários traços inspirados no iOS da Apple e tanto para melhor. Se funciona no reino da maçã, também funciona deste lado do Android.

Xiaomi 13T

Em todo o caso, seja o aspeto, seja a funcionalidade, ou o centro de notificações que nos obriga a fazer um swipe para o lado, esta é uma interface que dividirá opiniões. Pessoalmente considero-a agradável, rápida e intuitiva, mas pode ainda melhorar.

Em suma, a gestão de notificações e acesso aos atalhos rápidos continua a exigir mais ações que noutras interfaces. Em tudo o resto, a MIUI é deveras agradável, sobretudo no feedback sonoro inspirado na natureza e no bom motor de vibração.

Por fim, os Xiaomi 13T têm direito a quatro gerações de atualizações do sistema operativo Android, bem como cinco anos de patches de segurança.

Câmara do Xiaomi 13T

Xiaomi 13T

A qualidade das fotografias é muito boa para este escalão de preços. Isto graças à câmara grande angular de 50 MP com uma distância focal equivalente a 24 mm e uma lente asférica 7P concebida para captar ainda mais luz. Assim, permitindo fotografar com uma elevada gama dinâmica.

Temos também uma câmara teleobjetiva de 50 MP com uma distância focal equivalente a 50 mm. Por fim, temos uma câmara ultra grande angular de 12 MP com distância focal equivalente a 15 mm, ideal para tirar fotografias panorâmicas e para captar paisagens.

Xiaomi 13T

Em suma, com 100% de DCI-P3, as câmaras Xiaomi 13T Pro e Xiaomi 13T têm uma gama de cores mais ampla. Ou seja, um fator que propicia a captação de todos os momentos mágicos com a clássica qualidade Leica.

Gostei particularmente dos dois estilos fotográficos originais Leica. A saber, temos o Leica Authentic Look e Leica Vibrant Look, possibilitando imagens muito boas, com reprodução de cores naturais, forte contraste e definição de sombras.

Xiaomi 13T

Isto com a estética clássica da imagem Leica, além de um total de seis filtros Leica, incluindo os mais recentes Leica Sepia e Leica Blue adaptados do modo de filme LeicaM-Typ240.

Para os mais exigentes, temos também estilos fotográficos personalizados no modo Pro, aplicada pela primeira vez no Xiaomi 13 Ultra. Na prática, permitindo aos utilizadores ajustar o tom, a tonalidade e a textura na fase de predefinição, retendo ainda mais detalhes e cores para o pós-processamento.

Xiaomi 13T

Em suma, esta é uma câmara efetivamente muito boa para um telefone que custa menos de 700 euros. É um dos seus pontos fortes, seja na captação de fotografia, bem como na gravação de vídeo (codec H.265 LOG 4:2:0 de 10 bits.).

Autonomia de bateria do Xiaomi 13T

Xiaomi 13T

A bateria do smartphone Xiaomi 13T tem 5 000 mAh de capacidade, com carregamento rápido a 67 W e dura facilmente todo o dia com uso mais intenso. Ainda assim, a sua autonomia é essencialmente mediana, não surpreendendo particularmente pela duração.

A capacidade de bateria permanece inalterada face à geração anterior, bem como a potência de carga. Todavia, senti que o telefone apresentou uma menor autonomia geral, não sendo preocupante, mas ainda assim sendo o suficiente para me aperceber.

Xiaomi 13T

Em suma, temos aqui pelo menos um dia de utilização tranquila com uso misto, alguns jogos e utilização diversa. Não obstante, no final do dia tive sempre o cuidado e carregar o telefone para evitar surpresas menos agradáveis no dia seguinte.

Temos, felizmente, um carregador a 67 W incluído na caixa, que nos carrega o telefone totalmente em 30 minutos (meia hora). Em cerca de 15 minutos passamos de 0% para 60%, abrandando um pouco a partir daí. Infelizmente não temos carregamento sem fios.

Conclusões sobre o Xiaomi 13T

Xiaomi 13T

O smartphone que enche as medidas a boa parte dos consumidores com a Xiaomi a aprimorar a gama "T", dando-nos mais uma vez bons argumentos para recomendar este produto. Face aos preços cada vez mais elevados dos telemóveis, e sem que este modelo seja propriamente barato, certo é que encontramos uma boa relação qualidade / preço no terminal.

O design é sempre um ponto mais subjetivo, mas gostei das alterações aplicadas este ano, pese embora se sinta mais o plástico em todo o telemóvel. Por outro lado, temos melhorias notórias nas câmaras fotográficas e no ecrã deste smartphone Android.

Xiaomi 13T

Gostaria de ter aqui carregamento sem-fios, mas sei que tal trunfo é reservado apenas para os topos de gama. Numa outra nota, o desempenho é muito bom e servirá para grande parte da população sem qualquer queixa neste parâmetro.

Contextualizando este produto, o seu preço e concorrência no mercado, podemos indicar sem a menor dúvida a sua compra sobretudo quando o preço estiver mais próximo dos 600 euros.

Em todo o caso, este é um smartphone bem conseguido, com boa câmara fotográfica, muito bom ecrã, boa construção e design bem afirmado. Terá vários anos e atualizações de software, pelo que se apresenta como bom investimento neste final de 2023.

smartphone Xiaomi 13T
  • Ecrã: AMOLED de 6,67'' a 120 Hz, 2K (1220 x 2712 pixeis), 2 600 nits
  • Processador: Dimensity 8200 Ultra (4 nm) da MediaTek
  • RAM: desde 8 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Câmaras: 50 MP + 50 MP + 12 MP / 20 MP
  • Áudio: Altifalantes estéreo
  • Bateria: 5 000 mAh, carregamento a 67 W
  • Atualizações: 4 anos de Sistema / 5 anos de Segurança
Design 4,5
Construção 4
Ecrã 4,5
Áudio 4
Desempenho 4,5
Interface 4,5
Câmara 4,5
Bateria 4
Qualidade-preço 4,5
Pontuação 4,5 - Muito bom

A 4gnews agradece a cedência do smartphone Xiaomi 13T para teste.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.