O mais recente smartphone de gama média / alta da fabricante chinesa liderada por Lei Jun orgulha-se de entregar uma experiência de câmaras Leica aos seus utilizadores. Aliás, é este um dos seus principais pontos de venda, além do já esperado bom desempenho.
Importa frisar que este smartphone - Xiaomi 13T - emprega o processador Dimensity 8200 Ultra (4 nm) da MediaTek. Além disso, temos desde 8 GB de memória RAM e desde 256 GB de armazenamento interno, especificações muito respeitáveis em pleno 2023.
DxOMark já avaliou o novo smartphone Xiaomi 13T
O Xiaomi 13T obteve uma pontuação geral de 123 e parciais de 134 pontos para fotografia, bem como 114 pontos para vídeo. Os testes agora divulgados pela DxOMark, a entidade de referência na avaliação fotográfica de sensores, objetivas, câmaras e smartphones. Agora, a sua atenção recaiu no modelo base da mais recente gama de telefones Xiaomi.
Assim sendo, na opinião desta entidade, o telefone ocupa o 60.º lugar entre os melhores smartphones para fotografia e vídeo que já tiveram oportunidade de testar. Ainda que não seja um lugar cimeiro, importa ainda assim colocar a situação em perspetiva, tomando o seu preço em consideração.
Veja-se, por exemplo, que telefones como o Samsung Galaxy S23 Ultra, o iPhone 15 Pro Max e até o Huawei P60 Pro estão muito acima na tabela da DxOMark. Porém, o seu preço de venda ao público é cerca de duas, ou mais vezes, superior ao do Xiaomi 13T.
Desempenho sólido com alguns "mas" na avaliação da DxOMark ao Xiaomi 13T
Ecrã: AMOLED de 6,67", Full-HD+, 144 Hz
Processador: Dimensity 8200 Ultra (4 nm) da MediaTek
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 256 GB
Câmara: 50 MP + 50 MP + 12 MP / 20 MP
Bateria: 5000 mAh a 67 W
Software: MIUI 14 baseada no Android 12
Cores: Alpine Blue, Meadow Green, Black
Lançamento: setembro de 2023
O desempenho de câmara fotográfica do Xiaomi 13T é particularmente surpreendente em aspetos como a Exposição, Contraste, Equilíbrio de Brancos e preservação dos detalhes. Tem ainda nota muito positiva na focagem automática, intervalo dinâmico e redução de ruído.
Todavia, peca em aspetos como a captação de cores fieis à realidade em situações mais complexas, além de lhe ser apontada a perda de detalhe em algumas cenas, sobretudo quando a luz escasseia.
Em todo o caso, o Xiaomi 13T, modelo base, prova ser uma boa aposta para quem valoriza sobretudo a fotografia no seu dispositivo móvel, mais uma vez, face ao preço pedido. Ainda assim, para tudo quanto este smartphone entrega, um valor ideal seria um máximo de 600 €.
Editores 4gnews recomendam: