Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 13 Ultra: pode um smartphone mudar a fotografia do quotidiano?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A perspetiva de uma engenheira e de um fotógrafo sobre a evolução fotográfica digital como fonte de inspiração. O mote? O lançamento global do mais recente e ousado telemóvel Xiaomi, o cativante Xiaomi 13 Ultra focado a 100% na fotografia.

Temos agora, após a estreia do Xiaomi 13 Ultra nos mercados globais, a Xiaomi lança o seu vídeo "Inspiração na Tecnologia. O nome? Fotografia na Vida" que explora a arte da fotografia numa perspetiva narrativa.

O avanço tecnológico das câmaras na fotografia do quotidiano

O ensaio sobre a fotografia do quotidiano e tecnologia da Xiaomi foi nasceu da colaboração de Eolo Perfido, fotógrafo italiano, diretor criativo e instrutor da Leica Akademie, e Fei Daimin, engenheira do Departamento de Câmaras da Xiaomi.

Mais em seguida, podemos ver o vídeo apresenta as suas perspetivas sobre o contributo do avanço tecnológico das câmaras na criação de novas memórias. Na captação e partilha de histórias, ou até mesmo na diminuição das diferenças culturais.

Xiaomi 13 Ultra

A conversa retratada no vídeo explora o significado mais profundo da fotografia e o verdadeiro impacto que as câmaras com tecnologia podem ter na vida das pessoas. Isto tanto no sentido em que a tecnologia possibilita reter um momento no tempo que pode ser recordado como no sentido de ser um instrumento de união entre as pessoas.

Ao contrário daquilo que acontece com as fotografias em formato físico, que se gastam com o toque e perdem a cor ao longo do tempo. Aqui, as fotografias digitais podem ser guardadas por muito mais tempo mantendo a qualidade de imagem.

Smartphone Xiaomi 13 Ultra

Ecrã: 6,73 polegadas LTPO AMOLED a 120 Hz
Resolução: 1440 x 3200 pixeis - 1300 nits
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
Câmara: 50 + 50 + 50 + 50 MP / 32 MP
Bateria: 5.000 mAh a 90 watts
Dimensões: 163,2 x 74,6 x 9,1 mm
Peso: 227 gramas

Lançamento: abril de 2023

Desse modo, consequentemente da memória, intacta. “Acredito que a fotografia tem o poder de evocar emoções e suscitar reflexões. Ela dá às pessoas a capacidade de congelar momentos e preservar memórias. Já aos fotógrafos dá a possibilidade de contar histórias, sem necessidade de muitas palavras”, afirma Eolo Perfido.

A criação de novas memórias em substrato fotográfico com o Xiaomi 13 Ultra

A conexão é outro ponto essencial da fotografia moderna e tecnologicamente avançada. Através de imagens é possível promover a compreensão entre diferentes sociedades por via da captação de vislumbres das suas tradições, cultura e estilo de vida.

“Nós engenheiros de câmaras da Xiaomi, acreditamos que a tecnologia deve contribuir para estabelecer ligações entre pessoas de diferentes origens culturais”, explica Fei Daimin. A engenheira confessa que, como qualquer outro utilizador, tem gosto em capturar a vida quotidiana com o seu smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.