Xiaomi 13: smartphones podem chegar mais cedo do que imaginas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gama de smartphones Android Xiaomi 13 estará atualmente em desenvolvimento. Ao que tudo indica, com base nas primeiras fugas de informação, os dispositivos terão o próximo processador topo de gama da Qualcomm logo que este seja anunciado. Mais concretamente, o chipset Snapdragon 8 Gen 2 a estrear, provavelmente, em dezembro de 2022.

Todavia, a gama de telemóveis propriamente dita pode ser apresentada mesmo antes dos novos processadores. Isto, claro, com base numa nova fuga de informação que sugere uma apresentação precoce. Note-se que a gama Xiaomi 12 foi anunciada a 28 de dezembro de 2021, na China. Aliás, sucederia o mesmo com a gama Xiaomi Mi 11, ainda em 2022.

A gama de smartphones Xiaomi 13 pode estrear em novembro de 2022

Importa frisar primeiramente que a fuga de informação foi veiculada pelo leaker apelidado de Digital Chat Station. É uma das mais proeminentes fontes de informações. Mais ainda, a partilha propriamente dita foi efetuada junto da rede social chinesa Weibo, dando conta dos supostos planos da Xiaomi para a próxima geração de telemóveis Android.

Caso tal se verifique, a Xiaomi pode efetivamente antecipar-se ao que seria previsível. Isto é, uma apresentação prévia na China, o seu mercado natal, com subsequente lançamento no mercado até ao final do ano. Em seguida, teríamos uma apresentação global no início de 2023, com a chegada ao mercado nacional a ocorrer, por via da regra, em março de cada ano.

Todavia, as informações agora avançadas dão conta de uma nova série de telemóveis já em teste com o Android 13 da Google. Note-se que atualmente a Google já distribuiu as versões prévias (beta) do sistema operativo. A versão que eventualmente sucederá ao atual Android 12 para os programadores e fabricantes. Desse modo, tal possibilidade é, realmente, plausível.

O Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm será o seu SoC

Adicionalmente esta mesma fonte refere ainda a existência do modelo Xiaomi 13 Ultra, o telemóvel que catapultará a experiência fotográfica para novos patamares em 2023. Ou, bem, se estes rumores estiverem certos, possivelmente ainda em 2022.

Certo é que podemos contar com o próximo processador topo de gama da Qualcomm nestes telemóveis, bem como um rol de características técnicas de gama alta. Tudo indica, também, que as câmaras destes telefones ostentem já a insígnia da Leica.

Adicionalmente foi avançado que o modelo base desta gama, o Xiaomi 13, tenha o número de modelo 2211133C, com o nome de código "Nuwa", atualmente em desenvolvimento. Já o modelo Pro terá o nome de código "Fuxi" e o número de modelo 2210132C.

Em ambos os smartphones contamos com construção em metal e vidro, ecrã AMOLED com câmara fotográfica frontal a perfurar o ecrã. Isto bem como o leitor de impressões digitais embutido.

Todavia, de momento é ainda extremamente precoce considerar qualquer destas afirmações como ponto assente, pelo que aconselhamos uma boa dose de ceticismo na interpretação destas linhas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este popular Samsung é de evitar se queres a melhor autonomia
  • 6 produtos Xiaomi em promoção nos 6 anos a nível internacional da marca
  • Tesla não é a marca que mais vende carros elétricos em Portugal em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.