Xiaomi 13: os pormenores que já são conhecidos sobre o próximo flagship

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Recentemente conhecemos a nova série de smartphones Xiaomi 12S, mas o mundo Web não pára e começam a surgir os primeiros rumores sobre a próxima família de smartphones topo de gama Xiaomi 13.

Prevista para ser lançada em novembro deste ano, a nova série flagship da Xiaomi vai chegar com um novo processador e com uma bateria de célula única.

Xiaomi 13 chega com bateria de célula única de 100 watts

A conhecida marca chinesa lançou recentemente a série topo de gama Xiaomi 12S, mas no mundo digital fala-se já da próxima família flagship Xiaomi 13. Hoje foram divulgados mais pormenores da "família" que tem lançamento previsto para chegar ao mercado no longínquo mês de novembro.

De acordo com o leaker Digital Chat Station, a nova série de smartphones premium da Xiaomi vai ser equipada com uma bateria de célula única de 100 watts suportada pelos chips de carregamento, proprietários da marca. Mais: aparentemente será também compatível com carregamento rápido sem fios de 50 watts.

Ainda segundo o conhecido leaker, o chip de carregamento a usar na nova série flagship de smartphones Xiaomi deve ser uma versão atualizada do Surge P1. Este chip é parte integrante da série Xiaomi 12 e tem como função gerir a energia de uma forma mais eficaz, conseguindo reduzir a perda de calor em até 30%.

Xiaomi 13 com novo processador premium da Qualcomm

Entretanto, outros rumores sobre a nova linha de smartphones da Xiaomi estão também a avançar que a série virá equipada com o novo chip premium da Qualcomm: o Snapdragon 8 Gen 2.

Informações já divulgadas sobre este novo chip revelaram que irá apresentar uma configuração exclusiva de cluster que será 1+2+2+3 núcleos. Recorde-se que o Snapdragon 8 Gen 1 adota uma configuração de 1+3+4 núcleos. De resto, será também produzido no processo avançado de 4 nm da TSMC.

Mas regressando à série Xiaomi 13, os rumores sugerem que esta não vai incluir variantes com processadores Dimensity da MediaTek e que, muito provavelmente, vai também integrar ecrãs com resolução 2K e com suporte para uma taxa de atualização de 120 Hz.

Espera-se ainda que a nova série inclua dois modelos: o Xiaomi 13 e o Xiaomi 13 Pro. Temos, porém, de avaliar estas informações com alguma cautela, uma vez que faltam ainda muitos meses para o lançamento do novo processador Qualcomm que dará origem ao lançamento de vários novos smartphones, nos quais se incluem a nova série topo de gama da Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Lei Jun explica os trunfos para a impressionante autonomia do Xiaomi 12S Ultra
  • Xiaomi Robot Vacuum S10T é o novo aspirador robot Xiaomi que vais querer ter!
  • Xiaomi Mi A3: mítico smartphone Android continua vivo, eis a prova
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt