Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 13 chega com estas caraterísticas de topo no final de 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima geração de smartphones Xiaomi focados em 2023 será apresentada no final de 2022. Tal como a atual gama Xiaomi 12 foi apresentada em dezembro de 2021, o mesmo sucedendo com os seus antecessores, contamos assim com uma grande apresentação para a próxima geração nos últimos dias de 2022, na China.

Entretanto, agora que a Qualcomm já deu a conhecer o Snapdragon 8+ Gen 1 como sucessor intercalar do seu Snapdragon 8 Gen 1 que equipa a maioria dos telemóveis de gama alta da atualidade, temos já as atenções colocadas na próxima geração. Isto é, nos processadores Snapdragon 8 Gen 2 como "motores" consideravelmente superiores.

As primeiras revelações para os smartphones Xiaomi 13

As informações são avançadas pelo leaker Abhishek Yadav através da rede social Twitter e revelam vários detalhes sobre o processador de próxima geração. Em primeiro lugar temos o processo de fabrico ou litografia de 4 nm da TSMC.

Em seguida temos a indicação de uma configuração de núcleos particularmente estranha. Note-se que os clusters podem assim estar agrupados com uma configuração inédita de 1 + 2 + 2 + 3 centros de processamento.

Aliás, o leaker refere que estes núcleos serão compostos por 1 núcleos Cortex X3 de alto desempenho para as tarefas mais pesadas. Por dois núcleos Cortex A720, bem como por 2 núcleos Cortex A 710. Por fim, teremos 3 núcleos Cortex A510 de menor dimensão para as tarefas simples, menos exigentes e com menor impacto energético.

Para além disso, é apontada também a gráfica Adreno 740 GPU para tratar deste departamento. Note-se que até ao momento não são conhecidos os incrementos de desempenho nem os ganhos energéticos do processador de próxima geração.

O Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm será o processador dos Xiaomi 13

Em jeito de comparação, os processadores da atual geração Snapdragon 8 Gen 1 têm uma configuração nucleica de 1 + 3 + 4 no que concerne aos clusters ou grupos de núcleos. Assim, caso se confirme a esquemática 1 + 2 + 2 + 3 teremos efetivamente diferenças no modo de operação deste SoC.

Mais ainda, e não só lógico como também perfeitamente plausível, é a utilização deste Snapdragon 8 Gen 2 pelos Xiaomi 13, tal como refere Abhishek Yadav. De acordo com o seu testemunho, a Xiaomi estará entre as primeiras fabricantes a anunciar novos smartphones com estes SoC's logo que a Qualcomm os revele ao mundo no final de 2022.

Já de acordo com as informações avançadas pelo leaker Digital Chat Station o Snapdragon 8 Gen 2 tem o nome de código SM8550-Kailua e está atualmente em desenvolvimento. Recordamos que a Qualcomm, por via da regra, apresenta os seus processadores topo de gama em inícios de dezembro, calendarização que se deve manter em 2022.

Por fim, estamos ainda a longos meses da sua apresentação, pelo que estes primeiros detalhes são naturalmente parcos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 7 chega ao mercado global com estes acessórios
  • HTC convida-nos a conhecer o futuro com o smartphone VIVERSE
  • Smartwatch Facebook: relógio foi cancelado, mas este é o seu aspeto
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.