A próxima geração de smartphones Xiaomi focados em 2023 será apresentada no final de 2022. Tal como a atual gama Xiaomi 12 foi apresentada em dezembro de 2021, o mesmo sucedendo com os seus antecessores, contamos assim com uma grande apresentação para a próxima geração nos últimos dias de 2022, na China.
Entretanto, agora que a Qualcomm já deu a conhecer o Snapdragon 8+ Gen 1 como sucessor intercalar do seu Snapdragon 8 Gen 1 que equipa a maioria dos telemóveis de gama alta da atualidade, temos já as atenções colocadas na próxima geração. Isto é, nos processadores Snapdragon 8 Gen 2 como "motores" consideravelmente superiores.
As primeiras revelações para os smartphones Xiaomi 13
As informações são avançadas pelo leaker Abhishek Yadav através da rede social Twitter e revelam vários detalhes sobre o processador de próxima geração. Em primeiro lugar temos o processo de fabrico ou litografia de 4 nm da TSMC.
Em seguida temos a indicação de uma configuração de núcleos particularmente estranha. Note-se que os clusters podem assim estar agrupados com uma configuração inédita de 1 + 2 + 2 + 3 centros de processamento.
Aliás, o leaker refere que estes núcleos serão compostos por 1 núcleos Cortex X3 de alto desempenho para as tarefas mais pesadas. Por dois núcleos Cortex A720, bem como por 2 núcleos Cortex A 710. Por fim, teremos 3 núcleos Cortex A510 de menor dimensão para as tarefas simples, menos exigentes e com menor impacto energético.
Para além disso, é apontada também a gráfica Adreno 740 GPU para tratar deste departamento. Note-se que até ao momento não são conhecidos os incrementos de desempenho nem os ganhos energéticos do processador de próxima geração.
O Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm será o processador dos Xiaomi 13
Em jeito de comparação, os processadores da atual geração Snapdragon 8 Gen 1 têm uma configuração nucleica de 1 + 3 + 4 no que concerne aos clusters ou grupos de núcleos. Assim, caso se confirme a esquemática 1 + 2 + 2 + 3 teremos efetivamente diferenças no modo de operação deste SoC.
Mais ainda, e não só lógico como também perfeitamente plausível, é a utilização deste Snapdragon 8 Gen 2 pelos Xiaomi 13, tal como refere Abhishek Yadav. De acordo com o seu testemunho, a Xiaomi estará entre as primeiras fabricantes a anunciar novos smartphones com estes SoC's logo que a Qualcomm os revele ao mundo no final de 2022.
Já de acordo com as informações avançadas pelo leaker Digital Chat Station o Snapdragon 8 Gen 2 tem o nome de código SM8550-Kailua e está atualmente em desenvolvimento. Recordamos que a Qualcomm, por via da regra, apresenta os seus processadores topo de gama em inícios de dezembro, calendarização que se deve manter em 2022.
Por fim, estamos ainda a longos meses da sua apresentação, pelo que estes primeiros detalhes são naturalmente parcos.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Mi Band 7 chega ao mercado global com estes acessórios
- HTC convida-nos a conhecer o futuro com o smartphone VIVERSE
- Smartwatch Facebook: relógio foi cancelado, mas este é o seu aspeto