Xiaomi 12: smartphone recebe Android 13 e MIUI 13 em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gama de smartphones Android lançada pela fabricante chinesa no início de 2022, os Xiaomi 12, estão já a receber uma atualização surpresa e deveras bem-vinda em Portugal. Em causa está a chegada do sistema operativo Android 13 da Google com a MIUI 13.

Trata-se de um update algo inesperado face ao lançamento prévio da MIUI 14, também baseada no Android 13. Aliás, uma novidade que deverá contemplar estes dispositivos móveis durante o próximo ano de 2023.

Não obstante, temos agora uma atualização geral de sistema para um dos melhores smartphones Xiaomi que podem comprar em Portugal.

Prepara o teu Xiaomi 12 para a chegada do Android 13 ainda em 2022

Xiaomi 12 MIUI 13 Portugal

A todos os utilizadores do smartphone Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro em Portugal, atenção agora à chegada desta atualização de surpresa como uma boa prenda de Natal. É algo que vem reforçar a confiança do utilizador na marca e que merece assim uma nota de louvor.

Ainda que o Xiaomi 12 e demais modelos desta gama estejam naturalmente eleitos para a atualização MIUI 14, é com satisfação que vemos agora um novo update a chegar ainda este ano.

Note-se que nada fazia prever esta distribuição prévia à MIUI 14, mas já com a nova versão do sistema operativo, o Android 13.

Temos aqui poucas mudanças estéticas, com a Google a concentrar as suas atenções sobretudo nas falhas apontadas pelos utilizadores à versão prévia, o Android 12.

Na prática, temos uma maior segurança para o sistema Android, maior estabilidade e diversos aperfeiçoamentos, com mais alterações esperadas para a MIUI 14.

Android 13 mostra-se muito idêntico à versão prévia, revestido pela MIUI

smartphone Xiaomi 12

Ecrã: 6,28'' AMOLED Full-HD+ a 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 1 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 128 GB
Bateria: 4 500 mAh a 67 W
Câmaras: 50 + 13 + 5 MP / 32 MP

Lançamento: dezembro de 2021

Esteticamente similar, mas com melhorias em vários aspetos do funcionamento do telefone. Esta é a descrição mais apta para a atualização de sistema que, pese embora se afigura similar à versão prévia, traz ainda assim algumas novidades no aspeto geral e layout da MIUI 13.

Mais concretamente temos novos atalhos rápidos e opções de controlo similares, ou claramente inspiradas no ambiente iOS da Apple. É, não obstante, uma skin de aspeto agradável para o Android, com diversos controlos e opções adicionais de utilidade comprovada.

Por fim, esta atualização está disponível em Portugal via OTA (over the air) pelo que podem consultar a sua disponibilidade nas Definições - Sobre o telemóvel - Versão do MIUI.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.