xHelper: o novo malware Android impossível de se apagar e que é preocupante!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Infelizmente falar de malware no sistema Android começa a ser um hábito. Contudo, este novo malware tem algo mais que se diga. Isto porque a aplicação xHelper não é possível ser removida.

Como é instalado este Malware

O malware é instalado via APK em aplicações pirata. Por isso passamos a vida a dizer para instalares APK's de locais que conheces. As APK que normalmente publicamos na 4gnews são todas vindas do APK Mirror que faz scan do código à procura de malwares.

Quando uma APK com o malware é instalado, é literalmente impossível de apagar. Mesmo quando vais às aplicações e clicas em desinstalar, vais ver que pouco tempo depois lá está ele novamente.

O que faz este malware

De mal o menos. Este malware não está à procura de dados dos utilizadores ou roubar informações. Ao que parece, o xHelper "apenas" fornece publicidade intrusiva aos utilizadores com pop-ups que encaminham para a Google Play Store.

Assim sendo, podemos presumir que o desenvolvedor que a criou ganha por dinheiro por aplicações instaladas e não de outra forma.

Mais de 45 mil pessoas afetadas

Em agosto eram 32 mil utilizadores, agora são mais de 45 mil. O malware está-se a espalhar como nunca e não há solução à vista. A única forma de resolver o problema será uma atualização da Google que, em alguma forma, bloqueie o código da aplicação.

O que fazer se tens o malware

Primeiramente tens de ir às aplicações nas definições e confirmar que este "xHelper" lá está. Logo depois, sterás mesmo de restaurar o equipamento de fábrica.

Toma apenas atenção no backup para o fazeres de forma manual para que não faças também o bakcup do malware.

Editores 4gnews recomendam:

  • És cliente Vodafone Yorn? Toma atenção a este grande problema
  • O melhor tarifário de Internet móvel ilimitada em 2019
  • Utilizadores Samsung tiveram uma foto de um pénis na sua página principal várias horas!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.