Xbox portátil: rumor aponta que Microsoft já tem protótipos. Boa opção?

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Uma nova informação indica que a Microsoft está a desenvolver efetivamente um hardware portátil da Xbox dentro da sua divisão de jogos, e que já tem protótipos. Esta informação não foi confirmada pela empresa e deve ser tratada como um rumor, mas o leaker responsável tem credibilidade na imprensa.

“São sistemas portáteis Xbox totalmente nativos”

Simulação de como poderia ser um Xbox portátil
Simulação de como poderia ser um Xbox portátil, com base na patente da Microsoft (Imagem criada pela IA Copilot)

Conforme reportado pela Página PureXBox, a equipa da Xbox estará a trabalhar num novo hardware a ser lançado durante um feriado de 2024. Se juntarmos este rumor às conversas sobre um possível dispositivo portátil, as informações parecem coincidir.

No último episódio do podcast 'Xbox Two', Jez Corden, do Windows Central, reiterou que existem protótipos portáteis a serem desenvolvidos dentro da divisão de jogos da Microsoft. Segundo Corden, aparentemente há algumas versões mais recentes deles a circular.

Em fevereiro, ele já tinha adiantado que o Xbox tinha aprovado o desenvolvimento de vários novos projetos de hardware. Agora, Corden afirma com confiança: “Eu sei que eles têm protótipos de dispositivos portáteis agora...”.

Simulação de como poderia ser um Xbox portátil
Simulações de como poderia ser um Xbox portátil (Imagens criadas pela IA Copilot)

Apesar de tratarem-se apenas de protótipos, o que significa que podem não chegar de facto ao mercado, a Microsoft estaria a investir significativamente no mercado de portáteis, segundo o leaker, pelo menos internamente. Corden ainda enfatizou que esses protótipos não são dispositivos em nuvem e “são sistemas portáteis Xbox totalmente nativos”.

O interesse da Microsoft no mercado de portáteis está a crescer

controlo joy con
Novos Joy-Con pastel para Nintendo Switch, lançados em junho de 2023 (Imagem: Divulgação / Nintendo)

Não é de hoje que o interesse da Microsoft no mercado de portáteis parece estar a crescer. Em janeiro deste ano, uma patente encontrada levantou rumores acerca do desenvolvimento de comandos estilo Joy-Con por parte da Microsoft. De acordo com o documento, a empresa já teria direitos sobre um design com características bem similares aos comandos do Switch.

Além disso, a Microsoft lançou, em dezembro do ano passado, uma versão atualizada do aplicativo Xbox para PC que adicionou o modo Compacto, projetado para a nova onda de PCs portáteis para jogos.

Segundo Corden, um investimento por parte da empresa neste setor do mercado de jogos faz bastante sentido, principalmente se considerarmos que outras companhias, como a Valve, já estão a entrar em ação com o Steam Deck.

Até ao momento, a única informação confirmada pela Microsoft é que fará uma espécie de revelação de hardware ainda este ano. Até lá, as informações devem ser consideradas rumores.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.