Estamos a poucos dias do Apple Worldwide Developers Conference (WWDC), que vai começar a 10 de junho, segunda-feira. Posto isto, uma das novidades que já se sabe quanto ao evento é que será lançado um novo gestor de senhas.
De acordo com a Bloomberg, este vai chamar-se “Passwords” e já fará parte do novo iOS, iPadOS 18 e macOS 15. É expectável que estes sejam lançados já na próxima semana.
A Keychain também gere palavras-passe, mas de forma menos intuitiva
Segundo a Marshable, a aplicação funcionará com a sincronização de senhas iCloud Keychain da Apple. Esta servirá dois propósitos principais: criar senhas e ter o controlo das mesmas.
Não é que o Keychain já não sirva esse propósito, de certa forma. No entanto, a aplicação referida não aparece nas configurações da Apple. Antes pelo contrário, só se mostra quando há um espaço de password para preencher.
Na prática, para que é que tudo isto serve? Basicamente, poderás organizar os teus logins em categorias diferentes. Para além disso, sabe-se que a app te ajuda a preencher automaticamente as tuas credenciais.
Se tens sempre problemas com a memorização de palavras-passe, ou se gostas de as mudar consoante o serviço que utilizas, esta é uma boa forma de nunca mais teres problemas com isso.
A app também te deverá ajudar com códigos de verificação
A nova app “Passwords”, não só vai ter suporte para palavras-passe como para códigos de verificação também. Importa ainda destacar que as senhas deverão ser válidas para o recente headset da Apple: o Vision Pro.
Esta introdução pode ser muito interessante para os utilizadores da Apple, no entanto é expectável que outras aplicações não achem muita graça. São exemplos disso apps como o LastPass, o DashLane e o 1Password.
Ainda assim, não se pode propriamente dizer que é um acrescento que não faça sentido para a Apple. O Keychain já funcionava, isso é certo, mas não era muito prático na lógica do utilizador.
Esta é apenas uma das novidades que, previsivelmente, serão abordadas no WWDC, que começa na próxima semana. Ainda assim, o grande destaque do evento deverá ser mesmo a Inteligência Artificial (IA).