WWDC 2021: todas as novidades apresentadas na keynote da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A Apple inaugurou a sua conferência anual dedicada ao software e programação com uma keynote onde ficamos a conhecer as principais novidades para o seu ecossistema. Do iOS 15 ao watchOS 8 e macOS Monterey, estas são as novidades da WWDC 2021.

Tal como em 2020, a gigante de Cupertino brindou-nos com uma apresentação virtual bastante dinâmica e visualmente apelativa. O seu fio condutor foi a privacidade, valor máximo que permeia todos os bastiões da maçã, dos iPads aos Macs e claro, o iPhone.

O iOS 15 é a próxima versão para o teu iPhone

O primeiro dia da WWDC 2021 trouxe-nos as principais novidades e definiu a tónica do certame tecnológico. Este pode ser resumido em Privacidade e Amadurecimento do ecossistema, cabendo ao iOS 15 o papel de cabeça de cartaz, sendo a primeira novidade.

Em primeiro lugar, o FaceTime será melhorado e oferecerá o áudio espacial, modo dedicado para o isolamento de voz e diminuição do ruído de fundo. Além disso, temos a nova vista em grelha para vermos todos os participantes de uma videochamada.

Temos também os FaceTime Links que nos ajudarão a agendar reuniões, ficando assim o serviço disponível para utilizadores Android e Windows através da Web. Sem esquecer a aplicação do Modo Retrato no FaceTime para realçar apenas o utilizador.

Damos ainda conta da função SharePlay que permitirá partilhar uma música, ou ver um episódio de uma série (ou filme) em simultâneo com os demais integrantes. Será ótimo para ver uma série ao mesmo tempo que os teus amigos, por exemplo.

Com o iOS 15 chega também ao iMessage - a app de mensagens - uma nova função / secção, o "Partilhado contigo". Aí verás uma nova aba com o conteúdo partilhado em diversas threads no iMessage para que saibas onde está o conteúdo que alguém te envia.

O "Shared with You" agregará fotografias, notícias, histórias, listas de reprodução e até episódios de séries ou filmes disponíveis no Apple TV e Apple Music. Trata-se de um reforço da envolvência do ecossistema, denotando o amadurecimento do mesmo.

O iOS 15 traz-nos também o novo Modo de Concentração

Chega também o Focus Mode, ou modo de concentração. É um filtro que permite definir aquilo que te é apresentado pelas aplicações e notificações. Por exemplo, se definires uma hora ou ambiente de trabalho, verás o conteúdo dessas apps em primeiro lugar. Se, porventura, definires um mindset para descanso, verás sobretudo outro tipo de informações a serem apresentadas.

Caso o utilizador defina um filtro ou cenário de trabalho, verá notificações de apps como o Gmail, Slack, Teams, etc. Caso defina um cenário de lazer, verá notificações do YouTube, redes sociais, e conteúdo similar.

Temos também no iOS 15 um novo modo de OCR - reconhecimento de texto a partir de imagens. A Apple apelida-o de Live Text e pode ser usado para extrair texto a partir de fotografias, por exemplo.

Há ainda novidades para o Apple Maps que já integram um "Street View" também para Portugal. Sem esquecer a Apple Wallet que, nos EUA, permitirá associar cartões de identificação. Podem inteirar-se de mais detalhes no artigo dedicado.

O iPadOS 15 está mais focado na produtividade

A nova versão do sistema operativo para tablets da maçã, o iPad OS 15 é extremamente similar ao iOS 15, mas apresentando os conteúdos numa escala maior. As mudanças mais significativas estão na aplicação da Biblioteca, agora disponível para iPad.

Este sistema abraça a barra de apps que conhecemos do macOS, trazendo-a para os iPad. Aí encontramos os atalhos para as principais aplicações disponíveis na nova dock.

Temos ainda um novo modo e menu de multitasking onde podemos organizar as páginas, ou tirar partido da nova opção para apresentar uma app em ecrã completo, ecrã dividido, entre outros modos de apresentação.

Podem apurar com mais detalhe as novidades do iPad OS 15 no artigo dedicado.

macOS Monterey é a próxima versão para computadores Mac

Aos computadores Apple eleitos chegará o novo macOS Monterey que se destaque pelo Universal Control ou controlo universal. É a evolução do modo de continuidade da Apple, muito similar ao software Logitech Flow que une vários dispositivos.

O utilizador pode usar um mesmo teclado e rato em vários computadores Mac e até nos iPad. O ponto de destaque é o facto de o dispositivo saber a sua distância relativa a outro equipamento Apple. Por outras palavras, a perceção sensorial e espacial.

Poderemos assim utilizar outros dispositivos Apple como ecrãs secundários ao trabalhar a partir de um computador central. Por exemplo, podemos arrastar um documento, janela ou separador entre dispositivos Apple nas imediações.

Há ainda o AirPlay agora para Mac, além de mudanças visuais para o Safari, novos atalhos e uma organização mais cuidada dos grupos de separadores.

watchOS 8 traz nova vida aos Apple Watch

O watchOS 8 é a próxima grande versão do sistema operativo para relógios da maçã. Tem agora mais opções relacionadas com o bem-estar do utilizador incluindo lembretes de meditação, bem como mais métricas para a monitorização do sono.

Temos novas métricas e opções de apresentação dos níveis de oxigénio dissolvido no sangue (oximetria), ritmo cardíaco e frequência de respiração. Há também novos modos de treino para Tai Chi e Pilates, entre outros reforços para a atividade física.

Para mais detalhes sobre o watchOS 8 podem consultar o artigo dedicado.

Há mais novidades para a privacidade, HomeKit e Apple Health

A assistente virtual Siri chegará a dispositivos de outras fabricantes que não a Apple. Tem um melhor reconhecimento de voz, totalmente feito no dispositivo, portanto, sem envio de dados para servidores externos, entre outros reforços de privacidade.

Há o novo modo Hide my Email, função que permitirá aos utilizadores enviar um correio eletrónico a partir de um endereço criado had hoc, além do novo serviço iCloud Private Relay que usa dois servidores proxy da Apple para manter o nosso tráfego oculto dos operadores.

Essencialmente, uma VPN que a Apple incluirá no iCloud+ e serviço de subscrição Apple One (mesmo no modo individual). Desse modo, as operadoras como a MEO, NOS e Vodafone não terão conhecimento dos websites que visitamos, por exemplo.

Importa ainda frisar que também os auriculares Bluetooth da Apple, os AirPods passam a integrar a rede Find My. Assim, quando perderes um auricular podes tirar partido desta opção para o encontrar.

Para o HomeKit há agora a possibilidade de usar o iPhone ou o Watch como uma HomeKey para fechaduras inteligentes. Estas e outras novidades podem ser vistas, ou revistas, no vídeo acima.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple apresenta o watchOS 8. Mais funções de saúde e mais personalização
  • Apple apresenta oficialmente o iPadOS 15. A revitalização que o iPad necessitava
  • Apple apresenta o iOS 15: Conhece as novidades
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.