Windows 9 - O que sabemos até agora

Marco Santos
Tempo de leitura: 2 min.

Como já tinha referido no artigo que pode verificar aqui, a Microsoft segue um padrão quando se trata de lançar uma bom sistema operativo para PC, ora veja se não concorda.

  • Windows 98 bom sistema operativo;
  • Windows 2000 defeituoso e com diversos bugs;
  • Windows XP sucesso enorme até hoje o maior sucesso e aquele que se encontra em mais equipamentos;
  • Windows Vista além da sua nova interface bastante defeituoso e criticado;
  • Windows 7 melhor windows já feito até hoje, estável e simples;
  • Windows 8 bastante criticado e tal como o windows vista apenas traz um novo aspecto gráfico mas com vários defeitos agarrados, nomeadamente a interface metro que veio desagradar muitos;
  • Por este motivo é que penso que se a Microsoft seguir este padrão o Windows 9 será óptimo.

Bem mas vamos ver o que já sabemos. Os rumores apontam para o desaparecimento do Metro UI, o regresso do Start Menu, desaparecimento da Charms Bar, capacidade de correr aplicativos de estilo Modern UI em janela como um programa normal, e para dar o toque final, a integração da assistente virtual Cortana que pode encontrar nos dispositivos com Windows Phone 8.1.

Depois de toda esta especulação de clientes misturada com leaks, aparecem estes videos no site WinFuture, do que aparenta ser uma versão de teste do Windows 9 completamente operacional.

O novo Start Menu em ação:

Integração de Live Tiles do Metro UI no Start Menu:

Opção Multi-Desktop:

Novo centro de notificações:

Como podem ver os videos da suposta versão de teste vieram confirmar todos os rumores menos a integração com a Cortana, e desmentir o desaparecimento do Metro UI. Vemos também adicionados, Live Tyles no Start Menu, uma opção Multi-Desktop que permite ao utilizador ter abertos diversos ambientes de trabalho, e um centro de notificações que dará muito jeito aqueles que se encontram dentro do ecossistema de dispositivos Microsoft.

A Microsoft está a planear falar sobre o Windows 9 no evento até agora conhecido como Windows Threshold, no dia 30 de Setembro.

Agora que sabem como poderá ser a próxima versão do Windows, digam-nos o que acharam, nos comentários. Nomeadamente se penssam ser uma melhoria em relação ao Windows 8.1, e caso o seja se irá valer a pena o upgrade de 100€ que tem vindo a ser o preço habitual das versões anteriores do sistema operativo.

Deixa o teu comentário abaixo, um Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

Source