Windows 11 vai finalmente ter suporte nativo para ficheiros RAR

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Windows, sistema operativo da Microsoft, é o mais usado em todo o mundo para quem tem computador. Mas durante toda o seu tempo de vida, sempre que um utilizador quisesse abrir um ficheiro RAR num computador Windows, era necessário descarregar uma app de terceiros.

As mais conhecidas são seguramente o WinRAR ou o 7-Zip, que muitos utilizadores usam na sua versão grátis ou premium. Mas dentro de muito pouco, os utilizadores de Windows 11 passar a ter suporte nativo para este formato de ficheiros.

WinRAR ou 7-Zip deixam de ser necessários para abrir ficheiros RAR

Isto significa que qualquer app que uses para abrir ficheiros RAR no Windows, vai em breve passar a ser desnecessária. É claro que muitas destas apps servem também para abrir ficheiros de outros formatos, mas os ficheiros ZIP, por exemplo, também já são suportados pelo Windows há alguns anos.

windows 11

“Adicionamos suporte nativo para formatos de arquivo adicionais, incluindo tar, 7-zip, rar, gz e muitos outros com o projeto de código aberto libarchive. Agora podes obter desempenho aprimorado da funcionalidade de arquivo durante a compressão no Windows”, pode ler-se em comunicado.

A grande questão que se coloca agora é se os utilizadores vão abandonar o WinRAR e passar a utilizar a ferramenta nativa no Windows 11, ou manter-se fiéis ao clássico programa. É bom recordarmos que o WinRAR foi originalmente lançado em 1995.

O que parece certo é que novos utilizadores do Windows 11 não sentirão a necessidade de instalar uma app de terceiros para comprimir ou abrir ficheiros RAR no futuro. E isso fará com que apps como o WinRAR possam ‘morrer’ com o tempo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.