Windows 11 lança atalhos de voz personalizados (aprende como fazer)

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A versão mais recente do Windows 11 ganhou uma novidade que deve ser muito bem recebida: a capacidade de criar atalhos de voz personalizados para comandos desejados. A Microsoft anunciou esta nova funcionalidade como parte de um processo contínuo de teste, avaliação e aprimoramento em cada versão subsequente.

Anteriormente, o Windows 11 já oferecia atalhos de voz, mas estes estavam limitados a comandos fixos para tarefas específicas. A capacidade de criar novos comandos e atalhos personalizados visa melhorar a experiência dos utilizadores.

Como criar comandos de voz personalizados no Windows 11

Atalhos de voz Windows
Imagem: Divulgação / Microsoft

Caso o teu Windows 11 já tenha sido atualizado para a versão mais recente, agora poderás criar atalhos de voz para funções específicas, conforme anunciado pela Microsoft. Isso inclui abrir uma URL habitual, ou até mesmo realizar uma série de ações executadas em sequência por meio de um único comando.

Para criares esses atalhos, acede ao menu de aplicativos do teu Windows. Na barra de pesquisa, escreve "Voice Access". Por enquanto, os comandos estão disponíveis apenas para aqueles que utilizam o acesso por voz em inglês. No entanto, a Microsoft planeia disponibilizar suporte para outros idiomas em breve.

Atalhos de voz Windows
Imagem: Divulgação / Microsoft

Ao clicares na app Voice Access, o Windows vai sugerir o download do modelo de linguagem em inglês. Após configurares tudo conforme orientado em cada nova janela, o menu em "Voice Access Commands" deve mostrar a opção "Voice Shortcuts".

Nesta nova opção, encontrarás um botão de "Criar novo atalho". A partir daí, é preciso apenas que cries o comando de voz que desejas e adicionas as ações que preferires a ele.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.